quarta-feira, 12 de setembro de 2012

mas o que é isto?

 


 


 


Será que estamos condenados a ser governados por impreparados? Ontem, ao fim da noite, ouvi um canal de cabo a noticiar que Nuno Crato se tinha enganado nos tais 200 mil alunos a menos, já que esse número se referia ao "fim das novas oportunidades", e hoje confirmei-o.


 


Ainda me lembro do tempo em que tentávamos caminhar para uma democracia séria e em que coisas destas tinham destino certo, para não dizer que eram impossíveis. Havia um mínimo de respeito. É grave que um ministro se ponha a fundamentar medidas que levaram ao maior despedimento colectivo da história de Portugal com base em números falsos.


 


Quem esteve atento, deu conta do esforço de inúmeros professores, tal a perplexidade com os dados apresentados, para provarem que o ministro estava errado e para ainda terem de lidar com os indefectíveis da actual maioria e com o ciúme social. Tem sido quase sempre assim nos últimos anos. Só tem mudado a cor da maioria e os picos ciumentos vão oscilando.


 


É preciso uma grande paciência para lidar com manipuladores deste calibre e com os resultados que conhecemos na degradação da escola pública.

8 comentários:

  1. isto é uma vergonha

    ResponderEliminar
  2. Rogério Santos Varela12 de setembro de 2012 às 19:37

    Nuno Crato é meu amigo e não acredito que fizesse uma manipulação destas. É um estatístico conceituado, competente, reconhecido e não se sujava desta maneira. Aguardo que se justifique rapidamente. Alguem o informou mal e ele, como pessoa de boa fé, não confirmou os números.

    ResponderEliminar
  3. A confirmarem-se as suas suspeitas, com a responsabilidade que Nuno Crato tem, eu não lhe chamaria "boa fé", mas sim imperdoável amadorismo ou ingenuidade retardada, o que faz temer ainda mais o futuro.

    ResponderEliminar
  4. Rogério Santos Varela13 de setembro de 2012 às 00:30

    É imperdoável que não esclareça o caso e ele sabe a minha opinião.

    ResponderEliminar
  5. Tenho a sensação que já não vai a tempo. É um erro de casting que não me surpreende, sou franco.

    ResponderEliminar