quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

respirar fundo

 


 


 



 


A primeira página do site do Público tinha, pelo menos até ontem à noite, as interrogações que a imagem transporta. A primeira pergunta seria menos tortuosa escrita assim: será o nosso sistema de ensino demasiado feminino?




Há, claramente, uma diferença na maturação biológica durante a puberdade que parece influenciar o desempenho escolar nos segundo e terceiro ciclos e no ensino secundário e que se reflecte na entrada na universidade. As raparigas são, em regra, mais escolares. Não me parece que isso se resolva com escolas "separadas" por sexo. Contudo, também me parece que se deve estar atento às desvantagens de uns e de outros.

2 comentários:

  1. O melhor, mesmo, será praticar se uma respiração abdominal ou, talvez, abominável! Qualquer uma delas exige consciência e treino... coisas que certas pessoas parecem não conseguir atingir...

    Afinal estão preocupados com o quê!? Que o mundo seja maioritariamente governado por mulheres ou que eles se tornem demasiado metro-sexuais ?!

    Este estudo faz lembrar, um outro, publicado hoje, que refere a falta de maturidade dos rapazes e, que atendendo a isso, se deve desculpabilizar os seus comportamentos.

    Enfim...resta-nos respirar fundo.

    Um bom ano, Paulo.

    ResponderEliminar
  2. É Isabel.

    Um bom ano para ti e para os teus.

    ResponderEliminar