sábado, 7 de dezembro de 2013

esperemos pelo PISA de 2023

 


 


 


"Esperemos pelo PISA 2023" é um texto de São José Almeida no Público de hoje. Concordo com alguns argumentos, embora se note que a jornalista está muito afastada, naturalmente, do real.


 


As decisões das pessoas que governam o MEC são fundamentais. Nalguns casos, como se tem comprovado, a impreparação ou o fanatismo ideológico podem ter efeitos devastadores que levam décadas a recuperar. Esta coisa de reivindicar os resultados PISA já aborrece um bocado. É evidente que há governantes que têm feito mais pela escola pública e pela igualdade de oportunidades do que outros. É verdade que sim. Também se sabe que 2003 (o país da tanga e do tudo "está mal na escola pública") marcou uma viragem negativa no esforço que se vinha a fazer, mas quem governou daí para a frente obedeceu sempre, com uma ou outra nuance em sentido contrário, ao mesmo plano inclinado.


 


É importante que se atribuam méritos aos progressos da nossa sociedade e ao enorme esforço da escola pública que tem resistido a tanto pato-bravismo.


 


 


 



 


Sem comentários:

Enviar um comentário