"No mundo, em cada quatro crianças, três são subnutridas. Em Portugal, em cada quatro, três são obesas". Uns poucos anos depois, a OMS avisa que a obesidade infantil, e já também noutros grupos etários, é das mais preocupantes da Europa.
As crianças "desapareceram" do espaço público. Ainda há dias escrevi assim: "(...)em Portugal os horários das crianças recordam os operários fabris com oito horas diárias na escola a que se seguem trabalhos de casa. Têm sido décadas de construção deste modelo. Ao analfabetismo motor referido associou-se a obesidade como outro problema grave de saúde pública.(...)"
Pobres e gordos...
ResponderEliminarMais pobres e mais gordos...
ResponderEliminarÉ bom que se note que "Pelo menos em Portugal, o número de casas devolutas “está subavaliado”, afirma Bingre do Amaral. Milhares de imóveis considerados como “segunda habitação” ou “para venda”, na prática, são casas devolutas. “Portugal tem o segundo maior número de casas por agregado familiar da Europa, 1,45, apenas atrás de Malta, e à frente da própria Espanha, que tem 1,4 casas por agregado”, diz."
ResponderEliminarPercebeu-se.
ResponderEliminarA OMS também alertou que "de um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso, disse hoje um instituto de pesquisa britânico, notando que houve um grande aumento de pessoas com peso a mais nos países em desenvolvimento."
ResponderEliminarNaturalmente.
ResponderEliminar