terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

repetições, milhões, burlões e neutrões

 


 



 


 


 


Cansa um bocado repetir, mas é um dever: a bolha imobiliária de 2007 foi imaginada uns anos antes com o produto subprime que era uma uma espécie de bomba de neutrões: o edificado, intacto, regressou à banca, as pessoas faliram e uma vaga de revenda anda por aí com novos produtos como o "visto gold".


 


Só que nem tudo cabe em folhas excel. Só na Europa há cerca de 11 milhões de casas vazias. Em Portugal a coisa aproxima-se do milhão e os sem-abrigo não param de aumentar. É mais um retrato da última mentira de Passos Coelho: "o país está melhor".


 


 


 


 


 


 

8 comentários:

  1. Sem esperança é como parecemos estar, seja qual for o ponto de vista de onde nos observemos ou analisemos.

    ResponderEliminar
  2. É Isabel X. Parece um pessimismo fundamentado.

    ResponderEliminar
  3. Peço desculpa, o comentário anterior era neste post "Pelo menos em Portugal, o número de casas devolutas “está subavaliado”, afirma Bingre do Amaral. Milhares de imóveis considerados como “segunda habitação” ou “para venda”, na prática, são casas devolutas. “Portugal tem o segundo maior número de casas por agregado familiar da Europa, 1,45, apenas atrás de Malta, e à frente da própria Espanha, que tem 1,4 casas por agregado”, diz."

    ResponderEliminar
  4. Nada a desculpar. Também reparei nesse detalhe, António. Enfim.

    ResponderEliminar
  5. Quando comecei a ouvir a história do crédito de neutrões que é repetida neste blog não liguei. Com o andar do tempo e da carruagem não pairam dúvidas nesta engrenagem. Essa gente da alta finança dedica-se a cada um e nem imaginamos o que andam a engendrar..

    ResponderEliminar