1ª página da Gazeta das Caldas em 28 de Novembro de 2014.
A Escola Secundária Raul Proença, nas Caldas da Rainha, é a escola pública com melhores resultados nos rankings 2104 do ensino secundário. Foi, naturalmente, com orgulho que a comunidade escolar recebeu a notícia. É já habitual a distinção da Secundária Raul Proença nestes rankings, mas é a primeira vez que ocupa o primeiro lugar nas escolas públicas. Os jornais salientam a primazia do ensino privado e ainda não li qualquer referência ao facto do índice sócio-económico das famílias (os tais dados do contexto) só ser considerado para as escolas públicas. Mas deixo isso para outro post.
A Secundária Raul Proença é a escola sede do Agrupamento de Escolas com o mesmo nome que inclui a Escola Básica Integrada de Santo Onofre e ainda mais dez escolas (do primeiro ciclo e do pré-escolar). Aqui por casa é natural a satisfação: a minha esposa lecciona há mais de duas décadas na Raul Proença e foi lá que a minha filha fez o ensino secundário.
O concelho das Caldas da Rainha tem estado na agenda mediática da Educação como um ponto central na defesa da escola pública, já num ano recente (este ano ainda não vi) os rankings do Expresso classificavam o concelho em 1º lugar no país nos exames do secundário e ao longo das últimas décadas o sistema escolar caldense tem conhecido as mais variadas distinções.
Há um dado relevante nesta classificação do ensino secundário da Raul Proença: a coerência entre a classificação interna e a dos exames.
Há muitos dados para serem estudados: o Público e o Expresso, haverá mais claro, têm duas ferramentas.
É evidente que as primeiras páginas salientam a componente mais crítica: as políticas educativas dos últimos anos afundam as escolas públicas e a mediatização dos rankings transforma-se em publicidade para o ensino privado.
Só mais um detalhe interrogativo: rankings com escolas do 4º ano de escolaridade?
1ª página do Público online em 29 de Novembro de 2014.
1ª página do Expresso em 29 de Novembro de 2014.
Parabéns aos alunos da Escola Raul Proença.
ResponderEliminarJá agora; o dado "relevante" que sublinha talvez se traduza, ironicamente, numa desvantagem para os mesmos alunos, não?
ResponderEliminarUM ORGULHO PROF. Finalmente, ano a ano nos primeiros lugares e agora o primeiro. Diga á Filipa para combinarmos um jantar da turma. O Prof. continua a levar a estrelinha para os sítios onde vai. GRANDE ABRAÇO.
ResponderEliminarAconselhável:
ResponderEliminarAlfabetizar em democracia em Portugal e (n) a Europa
O que é alfabetizar? O que é a democracia? Estas são as duas primeiras perguntas da obra "Alfabetizar em Democracia", escrita por José Morais, "militante antifascista na sua juventude", que se exilou em Bruxelas e que é hoje um dos maiores especialistas na aprendizagem da leitura. Doutorado em Ciências Psicológicas pela Universidade de Livre de Bruxelas, José Morais, que desenvolve investigação no campo da Psicologia Cognitiva, intitula "Criar letrados, criar democratas", como a última e terceira parte do seu livro. A obra tem lançamento agendado para o próximo dia 24 de Outubro. Também com o carimbo da Fundação Francisco Manuel dos Santos ( FFMS ), Marina Costa Lobo coordena a obra sobre "Portugal e a Europa: novas cidadanias".
"Alfabetizar em Democracia", de José Morais | FFMS | 221 páginas | 10 euros
O mito da competição remete-nos, enquanto humanos, à nossa condição unicamente zoológica.
ResponderEliminarNão será nada bom para a nossa espécie certamente.
Atente-se à mensagem do artigo do público de hoje, 9 de agosto de 2013, por Francisco Teixeira, com o título "Escola pública, justiça e o ministério da destruição".
Tanta falta nos faz a Filosofia. Isto das disciplinas nucleares ...
“A ideia de que a Educação, enquanto bem social primário de um país, pode alcançar-se como se alcançam os bens de mercado, através da competição, é irracional. O mercado tem como principal objetivo o lucro e a vitória de um produto sobre o outro. A justiça, a igualdade e a liberdade são-lhe alheias. A competição das escolas entre si implica a aceitação do pressuposto de que haverá escolas vencedoras e escolas perdedoras. Acontece que as escolas têm alunos dentro. A derrota de umas escolas em favor de outras significa a derrota dos seus alunos, dos seus professores, das suas famílias, do ideal de justiça social e da ideia de país enquanto comunidade justa e livre.”
E mais não digo.
Muitos Parabéns a todos.
ResponderEliminarTenho sérias reservas cientificas na credibilidade de um ranking publicado num suplemento do Público pejado de anúncios a escolas privadas, onde aparece um deles bastante ‘criativo': “Escolas privadas, um serviço público de qualidade (…)”. O cinismo já é suficientemente descarado para ser usado como slogan…
ResponderEliminarAlém disso:
– o ranking é pedagogicamente limitativo porque apenas avalia resultados em exames escritos; considero que a educação vai MUITO para além da classificação obtida na resposta a umas dezenas de perguntas.
– os resultados usados para o ranking podem ser manipulados, evitando simplesmente que alunos que se sabe que terão insucesso no exame, não o façam, como acontece generalizadamente em várias escolas (privadas e públicas).
O ranking apenas será útil na parcela que avalia: capacidades cognitivas na resposta a um exame. Se isto é o core do ensino, então os resultados do ranking serão úteis para determinar quais os estabelecimentos mais avançados. Mas será uma população cujas competências de outros niveis serão muito limitadas…
Parabéns!
ResponderEliminarA grande diferença está nos pais e não nos filhos.
ResponderEliminarTirando algumas desonrosas excepções, as melhores médias dos alunos correspondem à maior escolaridade dos pais.
Há estudos nesse sentido, claro.
ResponderEliminarPercebo a questão.
ResponderEliminarDirei Ricardo. Grande abraço também.
ResponderEliminarObrigado pela informação.
ResponderEliminarIrei mais logo.
ResponderEliminarInteressante, Obrigado.
ResponderEliminarSerão entregues.
ResponderEliminarJá no ano passado referi essa pertinente questão. Enfim.
ResponderEliminarAbraço Vanda.
ResponderEliminarObrigado pelo comentário.
ResponderEliminarLogo que possa vou ao linka indicado.
Cumprimentos também.