Rafael Valladares, historiador espanhol, tem um livro sobre a restauração da independência em Portugal .
"A Independência de Portugal - Guerra e Restauração 1640 - 1680" é o título da obra, editado pela "A Esfera dos Livros".
A páginas tantas, pode ler-se:
"Ao contrário do que dizia a historiografia nacionalista dos séculos XIX e XX, a Restauração não foi um movimento geral da nação portuguesa contra Castela e muito menos contra a Espanha. Foi uma revolta das elites portuguesas, principalmente uma parte da nobreza e da Igreja, que viam os seus privilégios, e "liberdades", como eles diziam, atacadas pela política reformista de Filipe IV". "O que triunfou em Portugal foi uma economia senhorial, de rendas, e que não privilegiava os investimentos nem nada que fosse inovador".
Interessante. Para ler, meditar e comparar. E, já agora, para relacionar com a paródia dos feriados.
Esqueceu-se dos motins anteriores à Restauração, do apoio popular durante a Guerra da Restauração etc.E também da proliferação das quadras do Bandarra e do "movimento" Sebastianista (tudo isto anti-filipes).
ResponderEliminarEsqueceu-se dos motins anteriores à Restauração, do apoio popular durante a Guerra da Restauração etc.E também da proliferação das quadras do Bandarra e do "movimento" Sebastianista (tudo isto anti-filipes).
ResponderEliminarObrigado pelo comentário.
ResponderEliminar