terça-feira, 16 de julho de 2019

Mais ou Menos Décimas

 


A análise dos resultados dos alunos obedece a uma métrica inútil e algo ensandecida. Discutir a oscilação anual de décimas não devia ser deste tempo e é pena que as entidades responsáveis não dêem o exemplo. Têm o software SPSS da IBM - lançado em 1968 - que faz, com facilidade, regressões lineares múltiplas, a partir da escolha de variáveis independentes e dependentes, e permite conclusões sustentadas. Por exemplo, estou seguro que a distribuição geográfica da residência da maioria dos alunos das áreas metropolitanas, e das cidades com dimensão significativa, pode ser uma variável independente que influencia a variável dependente "resultado em qualquer prova ou exame". E isso leva décadas a mudar; e altera-se se houver vontade política continuada. É isso e a pobreza.

3 comentários:

  1. Talvez também pudesse ser interessante comparar resultados entre fases diferentes da aprendizagem, dentro da mesma geração de estudantes. Por exemplo, 6.º (aferição), 9.º, 11.º (exames)...

    ResponderEliminar
  2. Sem recorrer à publicitação das identidades dos alunos...

    ResponderEliminar
  3. Teria de se comparar "percursos diferentes". Mas uma regressão de variáveis pode fazer-se sempre. Muitas vezes, não se conclui quase nada.
    Sem identificação dos estudantes, concordo.

    ResponderEliminar