Alunos do 9º ano de Santo Onofre, orientados pelos seu professor Paulo Sousa, fizeram com que o espanto e a preocupação tomasse por momentos conta dos meus pensamentos: que raio, o que é que aquele aluno está a fazer ali?
Mas depois o Paulo explicou-me que é um trabalho dos seus alunos cujo o mote é "não cais no abandono escolar". "Trata-se de uma coisa muito simples sem qualquer pretensão pedagógica profunda. Apenas um apontamento" - acrescentou. Dei-lhe os meus parabéns extensivos aos seus alunos.
Senti um aperto no peito no instante em que alunos me disseram "Stora olhe ali para cima"! Ainda mais por que a roupa era-me especialmente familiar!!
ResponderEliminarA mensagem foi logo referida por eles: não caias no abandono escolar!
Parabéns aos alunos e professor!
Idem idem, aspas aspas. Mas comigo o susto nem sequer tem desculpa. Eu tinha estado uns dias antes na sala com o Paulo Sousa a comentar o boneco, então sentado numa inocente bancada, e a pensarmos como é que a mensagem poderia aparecer e como tudo funcionaria bem e assim e bla bla bla e rebéubéu e mesmo assim, quando cheguei à escola apanhei o dito e valente susto, que, demorando uma fracção de segundo, foi o suficiente para pensar que alguém tinha ficado muito zangado com as notas do fim do ano. Outra coisa me ocorreu com a mesma fugacidade: pela idade do suicida percebia-se que nada tinha a ver com o actual modelo de gestão. Só por isso.
ResponderEliminarTambém pensei " Que raio faz ali um aluno?" Mas vendo bem, disse para comigo " Isto tem dedo do Paulo Sousa."
ResponderEliminarNão me ocorreu o "não cais no abandono escolar". Mas como toda a obra de arte tem a sua interpretação, bem que poderia ser: "A morte da escola pública".
Parabéns ao Paulo Sousa!
Caso para dizer: uma mãe galinha e ainda bem
ResponderEliminarum para de para essa morte.
ResponderEliminarVero! :))
ResponderEliminare acrescentei umas palavras na última frase do post a pensar nisso
ResponderEliminar