Estes governos do PS conseguiram degradar de tal modo a imagem do estado que são poucos os que acreditam que não manipulam os dados para apresentarem resultados que encham os olhos dos votozinhos. O ensino de adultos foi uma área em que isso me impressionou muito. A boa ideia da certificação e da validação de competências (transformada em novas oportunidades) adquiridas no mundo profissional foi desvirtuada pela propaganda e conseguiu manchar todos os envolvidos. O desplante atingiu o cúmulo quando o chefe do governo discursou em cerimónias inquisidoras dos críticos com a plateia recheada de pessoas abençoadas (e muitas de boa fé, acredito nisso) pelo processo; foi um vale tudo eufórico que repugnou.
Com o PISA2009 acontece o mesmo. Começam a surgir vozes e mais vozes a duvidarem dos critérios da amostra. Os representantes do governo bem podem advogar com o segredo de estado. O problema é que o sentido de estado foi ferido de morte e vai levar a tempo a repô-lo.
Há muito que o Ministério não sabe nada de nada!
ResponderEliminarcada vez mais fracos estes ministros !
ResponderEliminarse a sra ministra não sabe, e se a OCDE não sabe, então quem é que sabe ? mas a OCDE vem cá, faz testes em escolas que não se sabe quais são, vem e vão, e ninguém sabe ? o ponto que está em questão é este : o sr pm anunciou , com trombetas e muita pompa, uns resultados ! os portugueses, e muitisimo bem, dado ser ele quem é, põem esses resultados em questão, não acreditam que sejam limpos, e querem esclarecer o assunto ! a sra ministra se tivesse 2 dedinhos de testa, dava as informações todas como todo o gosto, e matava logo o assunto ! como não tem, ou não sabe, enrola, escamoteia, finta, faz de conta e só aumenta as dúvidas pertinentes sobre a limpidez dos resultados ! para mim não chega dizer que esta reacção é a tipica e de sempre da burocracia portuguesa, um cancro que nos corrói ; eu não acredito na limpidez com que os testes foram feitos - se foram feitos - encaminhados por esta gente ! não acredito, e sem provas substanciais menos acredito !
É um problema
ResponderEliminar