sábado, 30 de junho de 2012

obrigado joe

 


 



 


Reforcei a sensação de que os norte-americanos não são grande coisa em geografia e desconfio que também em economia. Joe Biden, o vice-presidente de Barack Obama, relatou-me a emoção que se gerou na sala oval com a vitória do estado de saúde do presidente dos EUA. Já o saudei, com sinceridade e não apenas por cortesia, e espero que isso contribua para a vitória eleitoral.


 


Confesso que tenho estranhado tanta atenção por parte da Casa Branca, que chegou ao ponto dos relatos íntimos.


 


Apenas não anuí ao pedido de um donativo de três dólares. Lá lhe expliquei que por aqui circulam euros, não tarda serão cavacos que competirão com os dracmas dos irmãos gregos, com as pesetas dos parceiros ibéricos (o Joe terá pedido uma assessoria para decifrar a minha explicação?) e por aí fora.


 


Aproveitei a soberana oportunidade para transcrever um pedaço de Gilles Châtelet (1998:69) sobre a democracia-mercado:


 


"(...)Jovens nómadas, amamos-vos! Sede ainda mais modernos, mais móveis, mais fluidos, se não quereis acabar como os vossos antepassados nos lamaçais de Verdun. O Grande Mercado é o vosso conselho de revisão! Sede ligeiros, anónimos, flexíveis, precários como as gotas de água ou as bolas de sabão: é a verdadeira igualdade, a do Grande Casino da vida! Se não fores fluidos, transformar-vos-ei rapidamente em pacóvios. Não sereis admitidos na Grande Explosão do Grande Mercado... Sede absolutamente modernos.(...)"


 


O email dizia assim:


 


Paulo.

Yesterday I shared an emotional moment with Barack in the Oval Office after he learned health reform had been upheld.

Barack Obama is a man who refused to give up. No matter how politically unpopular it was, he knew it was the right thing to do.

Tomorrow is the biggest fundraising deadline of this election so far. Romney and the Republicans may outraise us again -- you can bet they'll have a whole slew of special interests who want to see Romney make good on his promise to repeal Obamacare on Day One.

But they can't beat us if we pull together. Our grassroots movement is unstoppable when we put our minds to it.

Please donate $3 or more today, before the critical deadline:

https://donate.barackobama.com/June-Deadline

Thanks,

Joe

1 comentário: