Os tempos inadmissíveis que se viveram nos últimos dias no sistema escolar só podem ter duas causas principais: incompetência do MEC e de quem o "conduz" ou exigências troikanas-gasparianas.
Consideremos um concelho com duas escolas secundárias, a A e a B. Ficaram dois professores, em cada uma delas e no mesmo grupo disciplinar, com horário zero. Os da escola A só podem concorrer à escola B e vice-versa. Como é impossível serem colocados voltam à escola de origem.
A bancarrota tem causas exógenas, mas não só. E as máquinas organizativas que inovam no nível que apresentei, conseguem desempenhos que se sucedem com exemplos que nos envergonham.
Milhares do professores dos quadros foram lançados numa humilhação sem precedentes (os titulares e a avaliação conseguiram desempenhos quase semelhantes) e o ministro demorou uns dias a desfazer-se em desculpas enquanto, e pelo que leio, as ramificações da traquitana avisavam, de forma arrepiante, os professores "escolhidos" por telefone, email ou sms e sem qualquer explicação técnica. É. A incompetência somada ao discurso anti-escola e anti-professores estampou-se com estrondo e fico à espera, sentado, que os responsáveis se demitam. E repito uma questão fundamental: é difícil, para não escrever "impossível", confiar na palavra de um ministro e este Governo está definitivamente descredibilizado.
Crato garante que haverá lugar para todos os professores do quadro
"Crato garantiu que os docentes com horário zero poderão ser retirados do concurso de mobilidade para desenvolverem actividades de apoio ao sucesso educativo, que contarão como componente lectiva, com vista "à integração completa de todos estes professores". Os directores serão informados já na quarta-feira.(...)
Como se fosse possível acreditar!
ResponderEliminarPrimeiro bombardeiam-se as escolas públicas depois reparam-se os danos com paninhos quentes.
Vamos acordar deste pesadelo e vamos perceber que estamos a ser desgovernados.
Força aí.
ResponderEliminarForte abraço aos dois.
Carlos disse...
ResponderEliminarTanto “Umbigo Grande”… tantos e tantas a “ver se se orientam”…
Afinal, fizeram algo para não ter também chegado a vossa hora?...
Bem, vejamos uma lista de perguntas às quais devem responder sinceramente, podem responder com sinceridade pois ficam só nas vossas consciências… pois bem aqui vão elas:
- Informaram os vossos alunos, nos últimos 16 anos, desde a ”maravilhosa” Autonomia das Escolas” de que se pretendia destruir o Sistema de Ensino Público descrebilizando-o?
- Informaram do mesmo os Encarregados de Educação e explicaram-lhes que a Escola deve ser exigente e ter condições?
- Sabiam que ao votarem nos partidos do sistema neo-liberal (PSD-PS-CDS), não dando hipótese a outro tipo de governação, estavam a colaborar na destruição do Ensino Público em particular e de Portugal em geral?
- Algumas vezes pensaram que a moeda de troca de não efectivar os colegas contratados, em troca da criação de mais e mais novos um escalões remuneratórios, não seria mais do que “uma cenoura à frente do…”?!
- Alguma vez pensaram que chegaria um dia em que o sistema neo-liberal vos pagaria com a sua moeda habitual, a da injustiça?
- Sabiam que no próximo Ano Lectivo de 2012/2013 seriam criadas condições para serem despedidos 40% dos Professores dos Quadro e 90% dos Professores eternamente contratados?
- Sabiam que no Ano Lectivo de 2013/2014 serão despedidos 70% Professores dos Quadro, dos que poucos que ainda ficaram de 2012/2013, bem como 95% dos Professores eternamente contratados, dos que poucos que ainda ficaram de 2012/2013?
- Sabiam que na realidade só se pretende que hajam 10 professores nos Quadros de cada Giga-Agrupamento de Escolas, para chefiarem os Departamentos, sendo que as próprias Direcções das Escolas será efectuada por “colarinhos brancos” que não tenham qualquer formação no Ensino, sendo posteriormente os Professores contratados por empresas paralelas, de lavagem de dinheiro, a 2 ou 3 Euros à Hora Lectiva?
- Se fosse hoje não olhariam só para o vosso umbigo?..
Cuidado, Paulo!
ResponderEliminarHá um vírus informático - o travesti - ora designado por Ana, ora por Carlos, que anda, há dias, a perseguir os "bloggers" que se dedicam às questões da Educação, do Ensino, da Escola Pública... com esta conversa fiada.
Já a li numa caixa de comentários do PROFESSORES LUSOS, do A EDUCAÇÃO DO MEU UMBIGO e já não sei mais onde.
Espero que tenha o seu anti-vírus actualizado.
Obrigado Ana :) Já percebi. Tudo controlado.
ResponderEliminar