Um grupo de professores, e tendo em consideração os graves constrangimentos da rede escolar das Caldas da Rainha (e sobre as ligações, nem sempre claras, entre os sectores público e privado na área da Educação e que afectam significativamente as escolas públicas do concelho) associados à agregação de escolas, ao aumento do número de alunos por turma, à revisão curricular, à situação dos professores contratados e às regras para a organização do ano lectivo, decidiram organizar uma reunião que se realizou no polivalente da Escola Secundária Raul Proença, na 4ª feira, dia 18 de Julho, pelas 18h30.
A reunião ultrapassou as expectativas. Três centenas de pessoas (professores e educadores, outros profissionais da Educação, encarregados de Educação e outros cidadãos) de vários concelhos do oeste, manifestaram um profundo repúdio pelos horários zero e pelas outras questões agendadas.
Constitui-se uma comissão "Em defesa da escola pública" com uma dezena de membros que vai preparar uma série de acções e a criação de grupos nas redes sociais. Elaborar-se-á um texto a apresentar à Comunicação Social e agendou-se um nova reunião para o início do mês de Setembro.
Vincou-se a ideia de estarmos perante uma espécie pontapé de saída. Conhecia a maioria das pessoas e fiquei com a sensação que esta iniciativa promete.
Fico contente, Paulo! Em Coimbra tb correu muito bem, passaram por lá cerca de 300 pessoas. Não fomos tão organizados como vocês no sentido de planear novas acções mas ficou implícito que sim, que continuaríamos.
ResponderEliminarAbraço para ti e todos os participantes nesse encontro
Abençoado pontapé.
ResponderEliminarPaulo, se me permites, o título deste post traduziria melhor a realidade nacional (infelizmente) se fosse:
ResponderEliminarAlguns professores movem-se...
Ainda bem que alguma coisa começa a mexer. É evidente que a maioria sente que é necessário fazer alguma coisa, mas nota-se uma grande dificuldade em dar o pontapé de saída e há também uma grande desconfiança. Se no seio dos professores aparecer um grupo que se constitua como uma liderança organizada e que inspire confiança, estou certa de que haverá uma grande adesão à luta. Os professores e a escola precisam disso desesperadamente e a adesão dos encarregados de educação é muito bem vinda. Afinal é do seu interesse defender a educação dos filhos e os professores são os seus melhores aliados.
ResponderEliminarQuero deixar aqui o meu apoio total, a todos os professores e mesmo alunos, e disponibilizar a minha pessoa, e empresa, a VOGAL, para dar o apoio que for necessário.
ResponderEliminarRelembro ainda que todos os professores, que efectuem o seu registo de cliente na VOGAL usufruem de um desconto vitalício de 12%. Além do apoio que toda a equipa vos poderá dar, dentro das nossas limitações.
Obrigado e até breve