A propósito do post, "O Lobby", do Paulo Guinote, em que se perecebe que um grupo de pessoas afectas às cooperativas de ensino "inundariam" o programa de Marcelo Rebelo de Sousa na TVI, fiquei atento à conversa com Judite de Sousa. E logo no início a questão foi abordada.
Já uma vez confessei por aqui que o célebre analista político nem sempre estuda, naturalmente, os assuntos, mas que não se coíbe de dar a sua opinião e não raramente inverte a intenção dos perguntadores; e confirmou-se.
Ao contrário da intenção do tal lobby, Marcelo Rebelo do Sousa afirmou que o custo por aluno é inferior nas escolas públicas se comparado com as cooperativas de ensino (nem sei se se enganou, mas foi o que afirmou), mas disse mais: nas escolas mesmo privadas, com pagamento de propinas, os custos são cerca de metade das escolas das cooperativas de ensino.
Para além de ter referido a polémica despesa da parque-escolar-sa e as diferenças regionais que o relatório do Tribunal de Contas evidencia, o comentador disse que oportunamente voltará ao assunto e Judite de Sousa acentuou essa necessidade com o seguinte sublinhado: é bom que se perceba para onde vai o dinheiro dos contribuintes.
Desta vez estudou! De certeza!
ResponderEliminarCaro Paulo,
ResponderEliminarO dito analísta político erra naquilo que é mais básico. Invariavelmente, o prestígio esfumaça perante o ouvinte técnico competente.
Significando a universalidade do saber, a academia devia ter-lhe ensinado que:
1º Sabemos algo (0,0000000000000000001) do que estudamos;
2º Nada sabemos do que não estudamos.
Quem esquece este ensinamento é porque está de má fé.
Também me pareceu.
ResponderEliminarÉ Rui Ferreira.
ResponderEliminarJá uma vez afirmei por aqui que M. R. de Sousa faz muitas vezes aquilo que se denomina por bullshit.
Desta vez confessou que não leu o relatório, mas depois disse o que escrevi e que contraria o tal lobby e que se pode considerar algo surpreendente.