A rede escolar das Caldas da Rainha, e a exemplo de outros concelhos do país, está num estado de sítio que nos devia envergonhar como país. As ideias de negócio na Educação, lógica de mercado, privatização de lucros no universo escolar, "liberdade" de escolha da escola e rankings escolares com base em resultados de exames numa sociedade imatura, ausente e viciada no faz de conta, fizeram estalar os vernizes quando os cortes a eito provocaram a vaga impressionante de injustos e brutais horários zero entre os professores das escolas públicas. O chico-espertismo associado à ideia de promoção social-dê-lá-por-onde-der, transformou a caça aos alunos, desde logo pelos que evidenciam melhores resultados, numa guerra com detalhes chocantes.
Os contornos destas disputas são antigos, mas emergiram quando a privatização de lucros se tornou obscena. Há uns anos, e sobre este concelho, escrevi assim: "(...)edificaram inconstitucionalmente junto às escolas do estado – tentaram derrotar-lhes a fama e cobiçar-lhes os melhores alunos – inflacionaram as notas, colocaram professores sem concurso e em regime de amiguismo, construíram os rankings e já só falta subtrair uma boa fatia aos orçamentos. Uns grandes profissionais, sem margem para dúvidas. Um golpe perfeito, digamos assim(...)."
Clap! Clap! Clap!
ResponderEliminarBravo Paulo, como sempre bem explicado, só não entende quem não quer.
ResponderEliminarObrigado.
ResponderEliminarNão dizem que "servem" dormidas aos alunos, quando os pais quiserem uma noite romântica!
ResponderEliminarÉ o vale tudo!
Enfim Isabel.
ResponderEliminarO objectivo de uma escola é educar, formar.
ResponderEliminarParece que neste caso se perde tempo a competir, privado vs publico
Acho que existe lugar para todos, e as escolhas devem ser feitas livremente, nas caldas da rainha parece existir um certo provincianismo que faz detestar algo de fora como o colegio, deveria ser visto como um incentivo a melhorar o ensino publico que é e sempre foi sofrivél em portugal seja caldas da rainha ou em casais da bezerra
Qualquer cidade gostaria de ter uma oferta alargada de ensino, usar marketing mostra dinamismo e se os pais se sentem lesados por receberem sms bastaria dizerem a quem a enviou.
Até parece que que foi uma ofensa sinceramente nunca vi nadinha assim tão ridiculo fazer disto notícia
Quem opina assim, está mesmo muito mal informado. Ou então tem muitos interesses neste sector, directa ou indirectamente...
ResponderEliminarPerguntem aos pais o que preferem? pode uma escola publica fazer refens alunos contra a sua vontade. o dinheiro publico/ impostos tanto são gastos nas escolas publicas como nos colegios. perguntem aos pais o que preferem.
ResponderEliminarConcordo plenamente. Ninguem esta a pensar no interesse dos alunos. mas sim manter os privilégios conseguidos pela classe dos professores
ResponderEliminarA Carla Pinto não escreve uma linha sobre o post onde veio comentar e limita-se a fazer uma consideração generalista sobre os professores. O Albano Neves usa quase o mesmo tipo de argumentos e também não refuta as ideias do post.
ResponderEliminarSe me permite Carla Pinto, devia informar-se mesmo. Há informação abundante e aqui no blogue também. Tem várias etiquetas na coluna esquerda do blogue sobre o assunto. São já centenas de posts e também tem muitos vídeos.
ResponderEliminarse quer os seus filhos no colégio pague a mensalidade eu não quero pagar para os seus filhos andarem no colégio já pago a escola publica que tem vagas não quero pagar o colégio dos seus filhos percebeu? ou ainda não!!!!
ResponderEliminarBem, parece que uma opinião gerou polémica!
ResponderEliminarCaro PF agora creio que é você quem deve se informar, não se paga para andar nesse colégio , pelo menos no nivél de ensino a que se refere o artigo.
E digo e repito o ensino público é péssimo, nunca vi o sindicato ou os professores preocupados com os alunos, querem é manter previlégios e fazer pouco ou nenhum.
Eu pago esses salários com os meus impostos , se os professores da escola pública se queixam de se gastar dinheiro no privado, também me sinto indignado de ver obras da parque escolar parecer verdadeiros resorts, e professores que nada fazem, professores da escola pública trabalham menos.
São funcionários públicos uma classe habituada a previlégios e beneficíos que têm conduzido este País ao que è, as reportagens encomendadas á TVI são absurdas sempre a martelar na mersma tecla...Vejam a parque escolar quanto pagamos dos nossos impostos!
Isso ninguém fala..claro trabalhar num resort de luxo deve ser bom!
Caro albano deve andar a soldo da gps, espero que seja igualmente bem pago
ResponderEliminareu não quero pagar o seu ordenado vá chular outro
ResponderEliminarPara os papás Albanos não pagarem mensalidade pagamos todos, para o governo dar ao grupo GPS lucros fantásticos que você deve mamar também já percebi, para ter tanto ódio à escola pública deve ser porque tem medo que e a mama se acabe, espero que seja para breve pois esta impunidade não vai ser para sempre, ACREDITE
ResponderEliminarVocê nunca viu nada assim nem vai ver nunca pois tem a visão turva pelo lucro GPS.
ResponderEliminarAlbano Neves: a polémica é sempre interessante e este blogue estimula isso.
ResponderEliminarNão sei qual é a sua profissão, mas decerto que não gostaria de ler generalizações de mau profissionalismo apenas pelo facto de ter escolhido esse exercício e muito menos que se usasse o argumento de que não pensa pela sua cabeça e que é instrumentalizado por sindicatos.
Se acompanha o blogue, saberá que por aqui se faz uma análise crítica do sistema escolar que vai muito para além desta polémica.
Se me permite, deve rever os seus argumentos. Quando refere a parque escolar, deverá saber que essa empresa SA é da mesma família da privatização de lucros obscena que é o mote do post que fiz. Ou seja: se é crítico da parque escolar, e concordo consigo, também deve ser crítico das cooperativas de ensino que privatizam lucros de forma obscena e comprovada e que mancham o papel generoso e histórico de muitas cooperativas de ensino que nos orgulham pelo trabalho que desenvolveram ao longo de décadas.
Pode obter mais informação nas centenas de posts que já escrevi sobres estes temas e que se encontram nas etiquetas na coluna esquerda do blogue.
Não se paga????
ResponderEliminarPaga-se 85 000€ por turma
Sabe qual é a escola mais bem posicionada no ranking das escolas, a publica Raul Proença não é o colégio GPS. Toma e embrulha.
Vai acabar a mama vai vai e depois vão plantar couves ou algo mais, para vos passarem as dores...
Ser ou não ser, eis a questão...
ResponderEliminar