terça-feira, 10 de setembro de 2013

confap discorda do público-privado no oeste

 


 


 


A relação público-privado na rede escolar no Oeste entrou na agenda mediática com particular destaque para as Caldas da Rainha. São frequentes as abordagens ao assunto quando se fala de cheque-ensino ou em matérias afins. Ontem, no Opinião Pública da SICN, o jornalista confrontou, ao minuto 7, o presidente da CONFAP com a gravidade da situação no Oeste. O entrevistado concordou com o jornalista, classificando como incompreensível o que se passa nessa zona do território nacional.


 


 





16 comentários:

  1. Realmente, é de sublinhar que seja o próprio jornalista a falar no "Oeste". Sinal de que vale a pena lutar...

    Destaco, também, no vídeo, alguma ignorância por parte de alguns participantes, sobretudo ao não distinguirem o ensino privado "puro" do ensino privado "encostado-ao-dinheiro-do-Estado". Uma das pessoas diz mesmo que há maior estabilidade no corpo docente no ensino privado e que isso pesa na escolha dos pais. Pois bem, bastaria o exemplo do privado-encostado-ao-dinheiro-do-Estado de Caldas da Rainha para se perceber que esta ideia é incorrecta. Quantos professores passaram nos últimos anos pelos colégios? Algumas dezenas, certamente... (alguns despedidos a meio do ano, com justificações a roçarem a tragicomédia).

    Por outro lado, nas escolas públicas, há cada vez menos renovação no corpo docente (havendo estabilidade), por força de todas as medidas que têm sido tomadas por este e pelo anterior governo. E muito há para dizer em relação aos "rankings" e a forma como eles são "construídos", mas isso... fica para posterior análise e reflexão.

    ResponderEliminar
  2. Senhor João Pereira, procure informar-se melhor da realidade dos factos. Procure conhecer por conhecimento de causa e não por aquilo que lhe transmitem.

    ResponderEliminar
  3. Digo, (...) comentar com conhecimento de causa (...)

    ResponderEliminar
  4. Alguém que se apresenta como "CS" a falar em "realidade dos factos"?

    Realmente, não há paciência para esta gente!



    ResponderEliminar
  5. Uma grande diferença de postura e de discurso em relação ao Albino Almeida. Ainda bem...

    ResponderEliminar
  6. CS ...... ou TG, ou......PR, ou......

    CS é mesmo de "Cromo Só"

    ResponderEliminar
  7. O tempo, sempre o tempo meus caros, lá fará das suas. Espera-se que a força da razão se imponha.

    ResponderEliminar
  8. Esperemos que o tempo, Paulo, traga à tona uma série de verdades.
    Não tenho dúvidas que os campos se extremaram: de um lado, a mentira, o silêncio (quando convém), a repressão, a humilhação; do outro, a verdade, a razão, a resistência.
    Nos últimos dias, parece que a mentira vencerá, os seus agentes insinuam-se por todo o lado (também nos blogues e nas redes sociais, inventando perfis para tentarem a destabilização), quer manobrando eficazmente junto do governo, de certos partidos e de certos poderes locais, quer continuando a sua campanha de desinformação e de manipulação junto de alunos e encarregados de educação.
    Um manto enorme, construído através da hipocrisia e do medo, cobre a realidade em certos estabelecimentos de ensino (que se reclamam "públicos" para garantirem o dinheiro dos contribuintes e se afirmam "privados" sempre que lhes convém estabelecer distâncias para o "perigo" da confusão a que chegou a Escola Pública).
    Do lado da Verdade, volta a ser horas de cerrarmos fileiras e de lutarmos com mais união, empenho e força.
    Entretanto, não percamos a esperança, e esperemos pelos novos desenvolvimentos, quer a nível local (onde a vergonha foi, definitivamente, chutada para longe, quiçá com uma "nova dinâmica"), quer a nível das investigações que continuam a decorrer.
    O Tempo é nosso aliado.

    ResponderEliminar
  9. Defendo a Escola Pública mas criativa. Ganda treta. Ganda oportunismo. Pisco o olho aos dois lados na mesma frase.

    ResponderEliminar
  10. Defendo a Escola Pública mas não esta. A Escola Pública com os floreados dos colégios é o oportunismo do PS...

    ResponderEliminar
  11. É uma saga João. Estamos ainda longe dos últimos episódios. Veremos com decorrem os próximos capítulos.

    Não percebi nada dos outros comentários. Escola Pública e criatividade? Li o comentário do João Daniel outra vez e não entendo a associação que fazem.

    ResponderEliminar
  12. Paulo não percebeste tu nem ninguém, pensam que são criativos mas são é burros que nem uma porta.

    ResponderEliminar
  13. Quando o Prof. Paulo der uma volta pelas rotundas das Caldas vai perceber...

    O PF que seja bem educado, não fale sem saber e não insulte. Se é Professor fica-lhe mal...

    ResponderEliminar
  14. Paulo o CS deu bastantes voltas, às muitas rotundas das Caldas e ficou tonto (pronto agora já não lhe chamei burro), e não compreendeu nada do cartaz do PS "defender a escola publica criativa" como faz o candidato Rui Correia na sua vida real.
    Caro CS deixe a politiquice e os partidos e veja as pessoas.

    ResponderEliminar
  15. Então é isso?

    Tenho estado de muletas e não conduzo. Só boleias. Nas vezes que fui à escola Raul Proença, não reparei. Vi alguns outdoors na rotunda do Staples, mas esse não me lembro.

    ResponderEliminar