terça-feira, 10 de março de 2015

do cavaquismo à génese do caciquismo

 


 


 


É surpreendente e inédito ler Cavaco Silva a definir o perfil do próximo presidente. É estranho porque não se espera isso de quem exerce um cargo público. Mas a escola cavaquista, a que aludi aqui, tem os tais tiques do caciquismo. Desde logo, a ideia de sucessão com a exigência de bênção. Francamente: tanta falta de clarividência já é patologia.


 


Nem na economia o PR apresentou créditos. Às tantas, escreveu o prefácio num daqueles dias em que um indicador, o do crescimento económico, por exemplo, deu um qualquer e ténue sinal de vida. Querem ver que ainda vai determinar que se legisle o voluntariado dos ex-presidentes para que a nação, e na sua douta e insubstituível inspiração, se tranquilize? Mas não há quem lhe aponte a sucessão de erros de análise e de retrocessos civilizacionais e organizacionais?


 


18110858_MBiDH.jpeg


 

6 comentários:

  1. Pensar que nos últimos trinta anos a "república" teve este senhor sempre na linha da frente dirá muito dele (...mas muito pouco de nós).

    ResponderEliminar
  2. É um comentário que obriga a reflectir. Dirá pouco dos que o elegeram? Pelo menos da maioria dos que votaram?

    ResponderEliminar
  3. Deixem-me rir. Experiência em política externa?! Então o homem que já arranjou um enorme sarilho diplomático com Timor, com a sua explicação passa-culpas sobre a entrada da Guine Equatorial na CPLP, apresentada no mesmo livro Roteiros 9, quer ao mesmo tempo dar lições de diplomacia ao seu sucessor?! Só se for para fazer tudo ao contrário! Este presidente da República envergonha a Nação portuguesa! As razões de queixa podiam ser só internas – e há muitas! -, mas até externamente o homem mete os pés pelas mãos, e quase sempre porque quer passar culpas a terceiros.

    ResponderEliminar
  4. O perfil do futuro PR só pode ser o oposto desta nulidade que ainda tem o atrevimento e a presunção de ser alguém a quem se deva respeitar e acolher opinião.

    ResponderEliminar
  5. Que raio de País de nojo é este? Temos o pior PR de sempre, ainda pior que o Américo Tomás, que, não satisfeito com o mau contributo que tem prestado a Portugal, ainda acha que tem o direito de vir traçar o perfil do próximo Presidente da República?! Este personagem ridículo e inculto não tem vergonha naquela cara e não há ninguém que o coloque no lugar donde nunca deveria ter saido: o Caixote do Lixo? Que raio de País é este que logo que este espécime diz uma calinada põem-se logo em bicos de pés dois espécimes do mesmo bando?! Este sujeitos estarão mesmo convencidos que os Portugueses os irão suportar? Haja vergonha na cara!

    ResponderEliminar
  6. Paulo G. Trilho Prudencio11 de março de 2015 às 16:32

    Enfim. Muito mau tudo isto.

    ResponderEliminar