A escola a tempo inteiro foi uma das medidas educatidas mais polémicas dos últimos anos porque acentuou a ideia de escola transbordante numa sociedade ausente. A sensação de escola-armazém instalou-se e "desresponsabilizou" a sociedade e as famílias deixando à escola a "impossibilidade" da "educação a tempo inteiro". O DN tem uma boa peça sobre o assunto e vamos observando os desenvolvimentos desta ideia tão cara aos governos de Sócrates que triplicou a negatividade da experiência ao impor o mesmo programa em todas as latitudes e ao precarizar até a um nível impensável a profissionalidade dos professores.
MLR/JS pairarão para todo o sempre sobre nós.
ResponderEliminarDeixaram, na Educação, inúmeros discípulos que veneram, implementam e até aprofundam as suas ideias.
A forma mais simples de manter os miúdos entretidos, ocupados, longe(?) dos males(?) da sociedade, é fechá-los em recintos escolares onde os professores serão, definitivamente, os seus encarregados de educação, pais, mães, avós, irmãos, vizinhos, amigos, psicólogos, assistentes sociais, educadores, vigilantes, domesticadores, entertainers…
Tenho, lamento(?) dizê-lo, “saudades do tempo em que era estudante” dos, na época, ensinos primário, preparatório, cursos geral e secundário. Na escola, apenas o tempo indispensável!
E agora deixa-me aproveitar o resto dia… SEM AULAS NEM ESCOLA!!!
Compreende-se Carlos. Inacreditável tudo isto.
ResponderEliminarTotalmente de acordo.
ResponderEliminarEsta notícia (embora os títulos da CS cheirem a demagogia barata e populismo - atente-se nas palavras usadas), deixou-me zangada e irritada.
De facto, Mª de Lurdes Rodrigues deixou 1 legado que o PS (e não só) sempre apoiaram e aparentam querer continuar a implementar.
Metam lá também os velhos que enchem lares e misericórdias, para que os pais possam ser ainda mais explorados em horas de trabalho e em salários.
Teríamos assim 1 escola a tempo inteiro para jovens e velhos. Todos em actividade de não sei quê. E vinham todos já jantados, de banho tomado e com pijama vestido.
Um grande viva à escola a tempo inteiro!
Enfim. Vamos observando os desenvolvimentos da ideia.
ResponderEliminar
ResponderEliminarAinda bem que estou de saída! Não ia aguentar nem estas medidas, nem sei como iria tratar os pais. A cortisona ainda faria com que me passasse com eles e levava com um processo pela certa. telefonemas meus para a DREL nem imaginas.......:)
:) Vamos aguardar pelo desenvolvimento.
ResponderEliminar