domingo, 1 de maio de 2016

ainda os efeitos do radicalismo de Crato

 


 


 


Precisamente por ser muito difícil apresentar conclusões na investigação em Educação, exige-se ponderação, sensatez, mudança gradual, equilíbrio e testagem em pequenos universos antes de generalizar em qualquer área da política educativa. Se o período de Crato foi de radicalismo ideológico com cortes a eito (não apenas financeiros), exige-se a quem se segue que recentre. Contudo, o actual Governo nunca poderá esquecer que o período de Lurdes Rodrigues foi também de ruptura radical através de uma confessada guerra aos professores da escola pública. E o que se vai percebendo nalguns dos documentos são esses tiques lurdianos que fizeram do sistema escolar um grande primeiro ciclo recheado de políticas de infantilização da educação, de hiperburocracia e inutilidades e de generalização da síndrome de burnout.


 


1102a.jpg

4 comentários:

  1. Estive a ler o projeto para 2016-2017 e não sei se ria, se chore ou se vá passear o cão.

    Mª Lurdes R escavacou escolas, ensino, professores e alunos. O PS adora MLR. O centrão todo aplaudiu. O presidente agora eleito também.

    Pois andei eu a ler aquilo do projeto e não vi alterações de monta. Aliás, tirando a Dt ou 1 ou outro desdobramento (sem contratação de mais professores), ainda piora as coisas.

    Pareceu-me que se tenta ir "repescar" as horas de redução letiva por idade do artgo 79. Ou, por alternativa, o que vai dar ao mesmo, ir à componente lectiva e usar-se estas horas como aquilo que ela sempre foi- Um enorme eufemismo para horas lectivas.

    Sai mais do mesmo.

    Não aprendem mesmo!


    E insistem, insistem........

    ResponderEliminar
  2. Já agora, fora do tema, mas com a mesma carga cínica e hipócrita de quem tem o resto do pessoal por "tontos", o que dizer do desconto do subsídio de refeição respeitante aos dias 24 e 31 de Dezembro de 2015?????

    No ano passado a ordem veio por escrito e os professores estranharam....mas estávamos as dar vergastadas nas costas por sermos tão gastadores e termos vivido tão acima das nossas possibilidades e termos dado cabo de Portugal....

    Este ano veio a ordem há pouco tempo....por telefonema......

    E as gentes acham isto legal?

    ResponderEliminar