domingo, 17 de junho de 2018

Iniciativa de cidadãos ultrapassou as 20.000 assinaturas

 


 


 


ilc-20-000


A iniciativa legislativa de cidadãos ultrapassou as 20.000 assinaturas (20254...) e o parlamento, devidamente escrutinado, posicionar-se-á em relação ao tempo de serviço dos professores.


Foi um acto importante que traduziu a saturação dos professores. A exigência nos procedimentos de assinatura reforçou o significado. Não é a primeira vez que, na última década e meia, acontece um fenómeno semelhante: o limite da tolerância ultrapassa governos, oposições e plataforma de sindicatos. As "novas" formas de comunicação acrescentaram capacidade de organização a grupos de cidadãos. Foram sempre acções pontuais destinadas a dois ou três objectivos. Os resultados nem sempre foram imediatos, mas o tempo demonstrou a importância das iniciativas e dissipou as nuvens da demagogia e do populismo. 


É falso que se "exijam" retroactivos (seriam mais de 9 mil milhões de euros) e sempre esteve presente a negociação de um faseamento. O que agudizou a saturação (e há tantas matérias a contribuir, como se sabe) foi a ideia inicial: os professores serão os únicos a não recuperar o tempo de serviço porque são muitos e a sua avaliação não é por pontos. Ou seja, uma verdade que reforça a sua importância e uma falácia intolerável.

4 comentários:

  1. 20315 cerca de 24 horas depois das 20000, é um sinal muito positivo.
    Costa e Nogueira não podem tentar ignorar o que isto representa!!!

    ResponderEliminar
  2. Mas a avaliação não ser por pontos revelou-se desvantajosa em relação ao resto da AP: os trabalhadores acumularam os pontos durante os anos 'congelados' e agora podem usá-los para progredir. Aos professores não foi permitido usar a avaliação que fizeram durante esses anos...!
    Mas como diz o ditado, "não lancem foguetes antes da festa"...

    ResponderEliminar
  3. Nem mais. Era interessante uma discussão pública sobre a avaliação nas diversas carreiras (privado também). Sei lá. Nem sei como dizer o seguinte: ainda concluíamos que, e considerando a natureza das profissionalidades, que a avaliação do desempenho dos professores é a mais exigente.

    ResponderEliminar