domingo, 25 de setembro de 2022

A Esquerda (que inclui a social-democracia) e a Psiquiatria

A esquerda (que inclui a social-democracia) inebriou-se com o "tudo deve obedecer à lógica de mercado", menos os monopólios que garantem poder ilimitado às oligarquias que gravitam na esfera dos governos. Deixou-se seduzir por ideias meritocráticas do género SIADAP. Promoveu-se o desalento, a desmobilização, a anti-cooperação e a incapacidade para apontar caminhos alternativos.


A democracia dá trabalho e a esquerda (que inclui a social-democracia) seguiu o trajecto mais imediato, sedutor e bem-pensante das teses meritocráticas. Deixou que essa totalidade empurrasse a política para o vazio constituído pelo fatal caminho único. É uma esquerda que bem precisa de psiquiatra, já que o modelo de avaliação que criou nos professores é o exemplo da impaciência das pessoas para a resolução do trauma.


4 comentários:

  1. É uma festa que todos os dias estes ilustres intervenientes brincam connosco.

    A líder Italiana Melloni da Extrema Direita, disse com todas as letras, a Festa da República, acabou, agora é a Itália que conta e não a Europa, uma mulher com os coisos no sítio, isto é que uma mulher, os homens andam a brincar às festas.

    Em Portugal, o PSD e PS, e outros andaram a brincar durante tantos anos, o povo votou e foi para o partido da Extrema Direita e estão preocupados, o Montenegro vai dar a mão, o braço e o corpo todo ao manifesto e depois todos os Republicanos fazem as Malas para fugirem de Portugal.

    Tivemos o Sr. António Salazar, deixou algumas sementes, alguns foram Presidentes da República Portuguesa, e o que deu, asneiras.

    Será que vamos ter outro Ditador? Eu espero que não, e modelo governativo devia passar pela Monarquia e não por mais um Estado Novo.

    João Felgar

    ResponderEliminar
  2. Também espero que não como também desejo que nunca se desista da liberdade e da democracia. Realmente, a memória histórica é demasiado curta.

    ResponderEliminar
  3. Mas os tempos estão a mudar e os Políticos andam loucos, tem que ir para o psiquiatra, então repare vão lembrar se da carta constitucional de 1822 do tempo da monarquia, não tem lógica nenhuma, andam completamente perdidos, eles sentem que o poder que tinham, foge pelos dedos da mão e o meu querer, era que o Povo voltasse a uma Monarquia com um Rei e sem partidos nenhuns, com a democracia e acima de tudo a Liberdade.

    Existindo novo Estado Novo, vamos ter muitos problemas, tive gente da minha família no Estado Novo, tive, como grande parte dos portugueses foram agentes da Pide.

    João Felgar

    ResponderEliminar