A profissão de professor em Portugal é a mais devassada do mundo conhecido. Há anos a fio que é assim. Invariavelmente, os média abrem os serviços noticiosos com ignomínias à volta da profissionalidade dos professores. Há mesmo quem se interrogue se este "ódio" à escola pública não representa um qualquer medo com a democracia.
Hoje volta a ser assim com a prova de ingresso para os professores contratados. Tenho estado fora da rede e este regresso deixa-me profundamente triste com tudo o que leio. O Governo, pela mão do ministro da Educação, inventou uma solução injusta que teve um desfecho previsível. Esta carta de um professor contratado publicada pelo Paulo Guinote é arrepiante.
Já não resta qualquer dúvida: a incompetência técnica e política de quem dirige o MEC é comprovada. Escrevi-o desde o início. Muita da delapidação vigente da escola pública foi para além da troika e suportou-se num fanatismo ideológico que endeusou resultados com os do PISA 2012 que acabaram por ter um efeito boomerang.
Nem mais... QUE VERGONHA DE PAÍS!
ResponderEliminarEstes professores são os responsáveis pela geração mais educada e capacitada da história de Portugal. A partir da mudança imprimida por este governo tudo vai mudar. O ensino deixará de ser geral, universal e as oportunidades deixarão de ser para todos. Voltaremos ao que já fomos. Analfabetismo crescente, declínio do investigação e desenvolvimento. Portugal brilha nas artes, na ciência, na música, nas tecnologias, nos vinhos, nos sapatos, na cortiça e noutros casos de sucesso graças à massificação e democratização do ensino. Graças a estes professores, graças a um sistema de ensino inclusivo. Acabando isso olhem pelo retrovisor!
ResponderEliminar"Aprendamos um pouco, isso e o resto, o próprio orgulho também, com aqueles que do chão se levantaram e a ele não tornam, porque do chão só devemos querer o alimento e aceitar a sepultura, nunca a resignação"
ResponderEliminarJosé Saramago in "Levantado do Chão"
É: uma vergonha. Mais uma. Mas isto não tem fim?
ResponderEliminarEnfim José. Não vão olhar. Serão até promovidos.
ResponderEliminarBonito Rute. Obrigado.
ResponderEliminar