domingo, 13 de julho de 2014

os 5ª punkada no pátio da inquisição

 


 


 


 


 


 


No final do concerto de António Pinho Vargas percebemos que na noite seguinte haveria outro espectáculo integrado no Colóquio Internacional Epistemologias do Sul - Projecto ALICE (CES-UC), denominado "BAILEnquanto" (11 de Julho de 2014), às 22h00, no Pátio da Inquisição em Coimbra. O nome do local tinha uma forte relação com o tipo de espectáculo.


Chegámos às 21h30 e desconhecíamos que no Pátio existia um restaurante. Esteve cheio a noite toda. Apanhámos uma mesa bem à frente e acompanhámos os derradeiros preparativos. Às 21h45 já havia música e chegaram os elementos dos 5ª PunKada constituído por pessoas com paralisia cerebral que se mostravam ansiosos com a sua actuação que seria a primeira do espectáculo.


 



 


Às 23h10, uma hora e dez minutos depois (sim, 1h10) da hora prevista para o início e repetindo o que relatei em relação ao dia anterior, um elemento da organização desabafou para alguém que estava ao nosso lado: "é intolerável. As pessoas do colóquio estão atrasadas e não esperamos mais. Vamos começar". As cadeiras destinadas às tais entidades foram ocupadas pelo público anónimo.


 


 


Os 5ª Punkada tocaram dois temas. Foi muito bom. Encontrei um vídeo, que pode ver mais abaixo, com outro tema do grupo. Vale muito a pena ouvir, embora confesse que achei as melodias escolhidas algo mainstream. Não percebi a 1h10 de atraso, já que as entidades chegaram a meio do primeiro tema, saíram antes do final do segundo e nem assistiram ao resto de espectáculo que tinha gerado alguma expectativa com o anúncio do dia anterior, com a literatura disponibilizada nas redes sociais e que pode consultar no primeiro link que indiquei.


 



 


O espectáculo BaileEnquanto foi muito exigente. O barulho constante e ensurdecedor da multidão que permanecia no restaurante Pátio, e na sua esplanada, impediu a audição da maioria das intervenções teatrais. Foi pena. Salvou-se a componente multimédia. Resistimos quase até ao fim e aconselhamos os 5ª Punkada .


  



  


Um vídeo dos 5ª Punkada com cerca de cinco minutos.


 



 

 

 

 

 

 

7 comentários:

  1. É um blog de grande sensibilidade que lava a alma de quem o lê - desculpe a repetição!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Paulo Prudêncio pela nota sobre BAILEnquanto - Um Convívio Imprevisto e pelo destaque da participação dos nossos convidados 5ª Punkada.

    Esta é a minha forma de fazer as Epistemologias do Sul, de apresentar a minha comunicação a um Colóquio e sobretudo de tornar ainda mais existente projectos como os da 5ª Punkada da Quinta da Conraria-APPC.

    BAILEnquanto - Um Convívio Imprevisto nunca foi apresentado como espectáculo mas sim um sarau dançante fazendo interferir diversas dramaturgias - o que torna o evento muito exigente para quem o concretiza e para quem dele frui. Exigente e um tanto atípico pois obriga o fruidor a reposicionar-se constantemente na sua fruição.

    Porém, nada invalida o intolerável o atraso - até para os envolvidos - mas ainda assim, mais intolerável foi a falta de profissionalismo e brio por parte da equipe técnica de som (sob a responsabilidade de uma parceria com as Festas da Cidade da CM de Coimbra).

    Enfim, a cima de tudo, obrigado por ter resistido até ao fim. Espero que tenha dançado. Se não foi o caso venha à próxima BAILEnquanto SESSION. Terei muito gosto de o convidar a si e aos seus.

    Berta Teixeira

    ResponderEliminar
  3. Nada que agradecer Berta Teixeira. O essencial do que quis dizer está no post, obviamente, e não sabia dos restantes detalhes. Tive pena. Surpreenderam-me os quinta punkada mas tive mesmo pena de não ouvir o BAILEenquanto sem ruído e em boas condições.

    Agradeceremos o convite.

    Os melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar