quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

concordo com o CNE

 


 


 


 


Concordo com a ideia do CNE de eliminar a obrigação de tornar públicas as pautas de avaliação antes do sétimo ano de escolaridade, substituindo-a por informação individual a cada aluno e respectiva família. E não se deve circunscrever às pautas: deve aplicar-se a todas as avaliações e a quadros de valor e de mérito.


 


Ia a escrever que há muito que escrevo a defender estas ideias, mas não é verdade. Não é há muito porque os descomplexados competitivos criaram estes processos há pouco tempo e até julguei que esta espécie de "nova teoria do homúnculo" era impossível no século XXI.


 


Pode conhecer aqui e aqui alguns dos textos que escrevi sobre o assunto.


  



As ideias do CNE


 


Reavaliar provas do 4.º e 6.º ano.



Propõe ainda, entre várias outras medidas, que seja eliminada a obrigatoriedade de afixação pública das pautas de avaliação, uma prática "sem par nos restantes sistemas educativos, substituindo-as por "informação individual dirigida a cada aluno e respectiva família". Que seja reavaliada "a adequação das provas finais do 4.º e 6.º anos aos objectivos de aprendizagem dos ciclos que encerram, bem como rever as suas condições de realização". Actualmente são feitas ainda no decorrer do ano lectivo, o que traz "enormes constrangimentos ao funcionamento das escolas, para além de determinarem alterações nos processos de leccionação".



 


gravity6-e1342197830203.jpg

4 comentários:

  1. Estás como costumas dizer - em grande forma.

    ResponderEliminar
  2. Pois eu cada vez tenho menos certezas. Também em relação à bondade (ou maldade) desta proposta.

    ResponderEliminar
  3. Das intenções do CNE não sei. A minha argumentação está nos links que indiquei e não repeti para não maçar os leitores com um assunto tão óbvio: as crianças não são adultos em ponto pequeno :)

    ResponderEliminar