terça-feira, 23 de junho de 2015

mais um pico do dominó grego

 


 


 


 


O fenómeno grego condiciona os políticos europeus e provoca um mar de contra-informação com coreografias acompanhadas pelos fazedores de opinião. Ninguém escapa à voracidade do momento e à procura do lugar na fotografia certa.


 


Schäuble e os seus seguidores finlandeses, holandeses, irlandeses, espanhóis e portugueses, os últimos talvez os mais além do fanatismo, tremem com a vitória helénica que levará os eleitores a perceberem erros históricos. Os adversários do grupo referido anseiam pela vitória grega: uns preferem após prolongamento porque são assim-assim e outros porque sempre apontaram alternativas. EUA, China e Rússia estão do lado grego e, embora os dois primeiros tenham muito financiamento a perder, estão assustados com a escala de uma próxima guerra.


 


Conclui-se, portanto, que um mérito grego é ter-se apropriado da posição que toca na primeira tecla destes dominós agora jogados numa versão beta para computador.


 


18030245_Aws4n.jpeg


 

5 comentários:

  1. No expresso, Daniel Oliveira fala em "golpe de estado" contra a Grécia a partir dos credores e mais outros.

    Uma tese que Tsipras já ontem comentava: a conivência do FMI e outros credores com uns poderes "ocultos" a partir da própria Grécia.

    Nada que a História já não nos tenha mostrado em tantos países em situações diferentes.

    A questão deixou de ser económica, financeira, geo estratégica ou mesmo política.

    Saiu fora de tudo e entrou no domínio de sociopatas. psicopatas e esquizofrénicos. Já conhecemos alguns casos destes, infelizmente.

    "Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio...
    pois na segunda vez o rio já não é o mesmo,
    nem tão pouco o homem!"

    Talvez Heráclito fosse levado, nestes tempos, a reformular um pouco este pensamento. Os rios estão secos e já não se banha como antigamente.

    ResponderEliminar
  2. Muito o comentário, se me permite. Sim; no mínimo sociopatas.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada.

    Há outros blogs onde os meus comentários eram sistematicamente insultados , acabando por serem censurados. pela simples razão de traduzirem pontos de vista diferentes que foram sendo vistos como ofensas pessoais.

    Aqui vou podendo comentar, concordando consigo ou discordando. Mas nunca nenhum comentário meu foi censurado nem fui insultada.

    A educação e o seu fair-play permitem isso.

    ResponderEliminar
  4. Paulo G. T. Prudencio25 de junho de 2015 às 22:20

    Obrigado pela atenção e pelos comentários.

    ResponderEliminar