terça-feira, 16 de junho de 2015

lançamento do ano lectivo por despachar

 


 


 


É surreal, mas o despacho do MEC (repare-se bem na argumentação dos "opositores") sobre a organização do próximo ano lectivo continua, a meio de Junho, por despachar. A FNE afirma que "tardiamente, o MEC convoca os sindicatos para apresentar um dos documentos basilares da qualidade da operacionalização do sistema educativo. A FNE pretende estabelecer, nesta sede, limites ao número de alunos com que cada professor trabalha, às reuniões para que os docentes são convocados, bem como para a entrega de planos, relatórios e outros documentos que considera inúteis."


 


Ainda ontem recebi um email, devidamente assinado, que dizia assim: "Numa ata de uma reunião de conselho de turma do ensino básico, estão anexados 20 relatórios!... Deduza-se quantas páginas terá a ata, em prol do ‘sucesso educativo’…".


 


Realmente, o nosso nível de gestão é surreal. Todas as escolas abrem em Setembro com horários e todos os exames se fazem, nesta altura, com vigilantes convocados. Este tipo de logística é um metabolismo basal. Espera-se que não estejam três aulas na mesma sala à mesma hora ou oito vigilantes na mesma sala de exame. Fazer tudo isto com critérios pedagógicos, com equidade, com níveis modernos de tratamento da informação e elevando a confiança na atmosfera organizacional e relacional já é um bocadinho de gestão. Mas dá ideia que os nossos "gestores" insistem na conjugação da ignorância com a arrogância e a bancarrota acaba por ser cíclica e uma questão de despacho. Vamos lá ver se este não provoca um qualquer tumulto.


 


labirinto-da-burocracia-26878466.jpg


 


 

4 comentários:

  1. Seria hilariante se não fosse absolutamente trágico!

    ResponderEliminar
  2. E tantas vezes que nos últimos anos esses opostos se tocam.

    ResponderEliminar
  3. e a pressão subrepticia para que a retenção seja exceção, independentemente se o aluno não cumpriu o seu dever?
    Ai o fulano/a não atingiu as metas? Justifica com mais uma batelada de relatórios!...
    Como se os profs fossem uns sociopatas que extraem imenso prazer fisiológico com as retenções de alunos...

    ResponderEliminar
  4. Exactamente, se me permite. Ainda neste fim de semana li um texto muito interessante que estabelecia a relação directa e proporcional entre a desconfiança e as sociedades atrasadas. O nosso sistema escolar deve estar no topo. E quando se consegue instituir um clima de confiança, os resultados são muito bons mesmo.

    ResponderEliminar