quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Se o poder corrompe

"Se o poder corrompe, o poder absoluto corrompe absolutamente".


É exactamente por isso que existem pesos e contrapesos e que os modelos de gestão são importantes. Na educação, as equipas colegiais, com conselhos directivos ou executivos em que todos os elementos são eleitos  - e não apenas nomeados pelo "unipessoal"-, é o primeiro passo para eliminar a autocracia, o clientelismo e o caudilhismo. Os segundo e terceiro passos são também há muito conhecidos: cadernos eleitorais que incluam todos os profissionais para sufrágios directos e limitação inequívoca de mandatos sem reconduções que os dupliquem no tempo.

2 comentários:

  1. Parece que não conhece bem a realidade. Também para si como para muitos outros, parece não haver mais nada além da política. Muitos são influenciados pelo discurso dominante.

    Já conhecia a frase e também conheço outras. Não existem pesos e contrapesos para todo o poder. Os que têm um poder absoluto não são os políticos nem são eles os que têm mais poder. Não é possivel existirem pesos e contrapesos em sistemas fechados e opacos. O que impede abusos de poder e irregularidades é a publicidade e a transparência. E isto aplica-se a tudo, mesmo a tudo.

    ResponderEliminar
  2. Conheço a realidade e concordo com o seu comentário.

    ResponderEliminar