sábado, 23 de março de 2024

"A gestão autocrática que se vive hoje não está a fazer bem à escola", Ricardo Silva à CNN Portugal

 


Captura de ecrã 2024-03-22, às 17.15.07.png


Na peça da CNN Portugal com o título 17 pedidos urgentes a Montenegro para mudar Portugal já" das jornalistas Joana Azevedo e Maria João Caetano.



Educação. "Gestão autocrática que se vive hoje não está a fazer bem à escola"


Ricardo Silva, professor e coordenador da Associação de Professores e Educadores em Defesa do Ensino (APEDE)


"Excluindo o tempo de serviço, que me parece ser um tema consensualizado, ou pelo menos assim o espero, o mais urgente é sem dúvida alterar o modelo de gestão escolar, para haver maior participação, para que seja mais democrático, para que haja uma gestão menos unipessoal. A gestão que se vive hoje é autocrática, as decisões são do topo para a base, está centrada na figura do diretor, o que não está a fazer bem à escola. Precisamos de um clima mais saudável, de maior cooperação e participação nas decisões, de uma limitação clara de mandatos e partilha efetiva de decisões e auscultação dos professores nesse processo.


Essa democratização, do meu ponto de vista, é algo que está muito longe das propostas dos diversos partidos, pelo menos da maioria dos partidos, sobretudo do centro-direita, que não apontam de todo nessa direção e era uma decisão fundamental a tomar – permitir pelo menos que as escolas pudessem tomar uma opção livre sobre o modelo de gestão, algo que não está em cima da mesa e que é, do meu ponto de vista, fundamental. A forma como é feita a eleição do diretor também está em causa: em vez de ser feita por um conselho geral, defendemos que a eleição seja alargada a todos os professores e não a um órgão colegial."







 









Sem comentários:

Enviar um comentário