sábado, 14 de janeiro de 2012

da blogosfera - o estado da educação e do resto

 


 


Apontamentos sobre um desastroso modelo de gestão -10

4 comentários:

  1. "Como os resultados não comprovam que este modelo seja melhor do que os anteriores, a defesa da sua manutenção só pode ter uma base ideológica, no sentido pejorativo do termo: a partir de uma representação do mundo gerada por interesses individuais e/ou de grupo, procura-se impor, nos diferentes níveis da realidade, modelos organizacionais consonantes com essa representação e que servem para consolidar esses interesses individuais e/ou de grupo. No caso da Educação, previligia-se essa representação do mundo e a defesa desses interesses em detrimento do desenvolvimento da Educação e do melhor funcionamento das escolas."
    - A EXPLICAÇÃO É ESTA E SÓ ESTA!
    O COPY PASTE É PARA AQUELES QUE AQUI VÊM SÓ LER OS COMENTÁRIOS E NÃO LEEM OS POSTS, PARA VEREM COM QUEM HÃO-DE EMBIRRAR OU PERSEGUIR

    ResponderEliminar
  2. Estava tão, tão, tão.... que isto foi anónimo. Sorry.

    ResponderEliminar
  3. A questão ideológica é essencial quando se discute o poder. Quem manda numa escola responde perante quem lhe deu o poder. Esta é a parte ideológica a que não podemos fugir.

    ResponderEliminar
  4. Qual é o sentido pejorativo de ideologia?
    Há o sentido marxiano que aparece na Ideologia Alemã de falsa consciência, a inversão entre ser e consciência social que tem sido muito criticada por ser dogmática, pois implica que alguém detém o poder de dizer o que é a realidade. Por outras palavras e com um quiasmo, a crítica ideológica é também uma ideologia crítica.
    De resto, a ideologia é uma coisa respeitável e não pejorativa, se pensarmos que nada está ao abrigo da discussão.

    ResponderEliminar