quarta-feira, 5 de março de 2014

da educação e da liberdade de escolha - um ensaio fundamental

 


 


 


 


 


 


 


O ensaio de Paulo Guinote, "Educação e liberdade de escolha", editado pela FFMS, é fundamental para quem se interessa pelo assunto. Como o autor escreve, o ensaio não se resume a uma colecção de textos do blogue. É evidente que os leitores do "A Educação do meu umbigo" não estranharão os argumentos, mas a obra organiza e sistematiza a questão de um modo claro e distanciado sem, contudo, deixar de tomar uma posição fundamentada.


 


A introdução (Liberdade e Educação) e o concluindo, são textos que iluminam o núcleo da obra que consiste em três liberdades, digamos assim: "na sala de aula", "na organização das escolas" e "de escolha no sistema educativo".


 


Antes da "chegada" do mercado total, a liberdade na sala de aula (de aprender e ensinar e por aí fora) era o cerne da discussão. As outras duas obedeciam também a muita investigação no sentido da melhor gestão das escolas e dos sistemas, da eliminação dos desperdícios, da elevação da qualidade de ensino e do sucesso escolar e do combate ao abandono escolar. Mas a tal chegada do mercado total incluiu o que estamos fartos de saber: a ganância, mesmo que muito difarçada, que tem proporcionado autenticas perdas de tempo, muito desperdício financeiro e atrasos civilizacionais.


 


 



 


 


 


Da introdução retirei o seguinte nas páginas 12 e 13.


 


 



 



 


 


 


Do concluindo retirei o seguinte nas páginas 102 e 103.


 


 


 



 



 


 


 


 

3 comentários: