sábado, 9 de fevereiro de 2019

A Falta Há Muito Anunciada

 


 


É hoje primeira página do Expresso e, como há muito se disse, abrirá telejornais nos próximos tempos. Mas era a blogosfera que se dedicava ao alarmismo prospectivo. Como a carreira dos professores continua em sentido descendente, os docentes com mais idade começam a duplicar a apreensão com o pânico que atingirá os governos. A falta de professores será tal, que a expectativa, legítima e humana, da reforma aos 60 deverá passar para os 80 para que existam professores nas escolas.


Captura de Tela 2019-02-09 às 16.33.27


 


 


 

2 comentários:

  1. Esta falta será transitória no 3º ciclo e secundário porque vai chegar o 'inverno demográfico' que começou há 10 anos, pelo que, perante o decréscimo de alunos e consequentemente do nº de turmas, será compensado a diminuição de profs. Provavelmente o impacto será tal que até surgirão mais horários-zero. A longo prazo será um problema se a natalidade subir, pois caso contrário será anulado esse problema, que também poderá ser mitigado com o aumento da idade da reforma (via fator de sustentabilidade), alteração/eliminação do artº79º do ECD ou aumento do valor da componente letiva.

    ResponderEliminar
  2. São muitas as variáveis e tudo é possível, realmente. Mas será sempre em crise em relação à carreira dos professores.

    ResponderEliminar