Vai ser interessante debater estes assuntos com o Paulo Guinote e com o José Morgado e com a moderação da jornalista Catarina Carvalho. "Quais são os prós e os contras do fecho das escolas durante o confinamento? E que respostas e desafios enfrentam os professores no ensino a distância? Um debate com Paulo Guinote, autor do livro «Quando as Escolas Fecharam» e os professores José Morgado e Paulo Prudêncio. A moderação é da jornalista Catarina Carvalho. O fecha/não fecha das escolas tornou-se um dos assuntos mais importantes desta pandemia. Polémico qb, abrangente sem dúvida. E não só em Portugal. Os prós e os contras do fecho das escolas, as aulas à distância, a pressão que isso coloca nos professores, pais e alunos é uma das principais linhas de discussão à volta das decisões de confinamento. Muito se tem falado dos alunos: como vão recuperar do tempo perdido, como resolver a situação dos mais desfavorecidos na escola? Neste debate, o foco está nas questões que poucas vezes se colocam: os bastidores do ensino. Que papel têm os professores, eixo central dessa nova vida de ensino a distância. Como se prepararam? O que falhou ou não no planeamento, ou na boa vontade que sobra. E para que ensino caminhamos se esta situação se eternizar?"
Pode ver aqui.
![]()
![]()
Companheiro, vê lá, sê meiguinho na análise critica que a SADD pode estar a ver e o Tiaguinho também...!
ResponderEliminarNunca se sabe se depois não inventam uma despromoção de escalões como fizeram em 2008, e além dos 6 anos perdidos ainda regressas ao 6º escalão para a 'lista negra'.
Como dizem os espanhóis, "Não creio em bruxas, mas elas existem"...
(então o Guinote já está aposentado?! Agora só é 'Autor'?! )
Viva. SADD?! O que é isso? O Paulo Guinote é o autor do livro "quando as escolas fecharam". Abraço.
ResponderEliminarNão perdia a oportunidade somente por um, sendo três elevo ao cubo.
ResponderEliminarRui Ferreira
ResponderEliminarObrigado, Rui. Até já.
ResponderEliminarUma boa sessão, desta vez só o lado dos sensatos .
ResponderEliminarSADD: secção de avaliação de desempenho (aquele pequeno grupo de profs em cada escola com o poder de decidir quem vai para a lista negra e quem não vai...)
ResponderEliminarNão é muito orgulho, mas ponham lá "Autor e prof".
Muito obrigado. Foi agradável. O sinal sonoro dificultou-me a audição das perguntas da moderadora (começava a responder com alguma incerteza e já mudei os auscultadores) e o sinal de internet de alguns participantes também dificultava a visualização. Resultados do confinamento e do uso massivo destes meios. Que se acelerem as vacinas.
ResponderEliminarNão tinha percebido.
ResponderEliminar