segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Afinal, os eleitores discordam de quem diz que as pessoas de esquerda têm uma qualquer doença contagiosa

Captura de ecrã 2025-10-12, às 19.58.05.png


Afinal, os eleitores discordam de quem diz que as pessoas de esquerda têm uma qualquer doença contagiosa.


Do ponto de vista da educação e pensando também no futuro, o que é factual é que as ainda vigentes, e comprovadamente desastrosas, políticas educativas dos governos de José Sócrates foram subscritas por toda a direita (incluindo os que transitaram para os novos e extremados partidos) e mantidas ou agravadas sempre que governou.


Há, portanto, que erguer a democracia, recordando que há um conjunto de causas educativas - queda das aprendizagens, falta de professores, exposição de crianças e de adolescentes à selva digital, inferno burocrático para os professores, indisciplina nas salas de aula e valores misóginos, racistas e de ódio - que exigem mudanças e empenhamento cívico e político.

2 comentários:

  1. Falta referir o aumento generalizado do bullying, assumido e dissimulado, e não apenas nas redes sociais, que é sistematicamente abafado pelas escolas. O próprio ministro desvalorizou o fenómeno dizendo que este fenómeno acabaria com o fim do uso do telemóvel nas escolas. Este fenómeno que está a ser indevidamente desvalorizado pelos responsáveis, é preocupante, uma vez que as crianças e jovens estão na fase da construção da identidade e autojuízos negativos inspirados de fora podem ter consequências negativas para o resto da vida.

    ResponderEliminar