Os meus amigos dividiram-se: uns acharam este post algo especulativo e outros consideraram-no sensato. Quando escrevi que Portugal podia estar a caminho da bacarrota fi-lo por vários motivos: pelo que fui lendo, pela comparação com o resto do mundo e pela manipulação dos números, matéria em que somos pródigos.
Mas quando uns poucos dias depois aparece, aqui, um prémio Nobel da economia como Joseph Stiglitz a dizer o mesmo, então é altura de começarmos a prestar muita atenção ao que se está a passar no nosso país. E é bom que se leia mesmo o que Stiglitz diz e que se saiba muito bem quem é que nos endividou até à medula e onde estão os responsáveis.
Joseph Stiglitz põe a hipótese de Portugal ou Espanha falirem
"O prestigiado economista Joseph Stiglitz não exclui a hipótese de Portugal ou a Espanha acabarem por falir, apesar de agora se estar a organizar o salvamento financeiro da Grécia.(...)"
Nem digas uma coisa dessas Paulo. Que tragédia!!!
ResponderEliminarViva Susana.
ResponderEliminarA situação está ficar muito complicada. É bom ler este economista com muita atenção. Vamos ver como isto acaba.
ResponderEliminarQuando a Manuela Ferreira Leite disso o que este senhor disse, há quase 1 ano, chamaram-na de Doida, de Maluca ressabiada, enfim! tudo o que se podia ter imaginado, ninguém lhe deu crédito, todos se riram dela e até de velha caduca lhe chamaram. Agora que vem um nobel da Economia com a mesma tese, de repente ja todos os levam a sério. É mesmo Portugal no seu melhor...
"Só a Mc Donalds a Coca Cola a Microsoft, a Ford e GM juntas facturam mais que a Europa toda, o único País excepção nesta conturbada Europa é a Alemanha. A Grécia já foi, Espanha e Portugal vão a caminho, a Irlanda segurou a tempo, vamos respirando o €, mas que saudades do escudo, foram quase 100 anos a respeitar o escudo, agora a partir do ano 2.000, apareceu uma nova moeda que foi convertida para o factor 200, o nosso velho escudo, passa a valer 200$00, o factor 1 passou para o 2, tudo duplicou numa noite, noite essa que não mais nos deixou..."
ResponderEliminarEspecular acerca da realidade é uma actividade mental fundamental e revela atenção ao que nos rodeia. Mas é uma especulação com fundamento, pelos vistos.
ResponderEliminarEspero e desejo que nada disto se concretize.
ResponderEliminar"As taxas de juro cobradas nos mercados financeiros pela compra de dívida pública portuguesa subiu hoje 19 pontos-base (0,19 por cento), fazendo disparar para 151 pontos base a margem sobre os juros cobrados à dívida do Estado alemão – que são os mais baixos da Europa." Estamos tramados.
ResponderEliminar