domingo, 5 de fevereiro de 2012

a blogosfera e a localização

 


 


 


É interessante verificar que a comunicação social regional não fica indiferente à blogosfera. Antes de ter criado o Correntes, escrevia com alguma assiduidade para a Gazeta das Caldas. Nos últimos oito anos o meu contributo foi muito reduzido. A edição de 3 de Fevereiro de 2012 publica uma peça da jornalista Natacha Narciso a propósito do concurso os melhores blogs de 2011; encontra-a aqui. Para memória futura, colo o texto e o pdf que me foi enviado. Tenho ideia que a imagem que escolheram foi retirada deste post do Paulo Guinote e refere-se a uma presença na Livraria Buchholz.


 


"Designa-se Correntes, pertence ao docente Paulo Prudêncio e foi distinguido como o Melhor Blog de 2011 na área da Educação, na sequência do primeiro concurso destinado a premiar as melhores propostas das várias áreas da Blogosfera.
Paulo Prudêncio, que já presidiu aos destinos da EBI de Sto Onofre, ficou satisfeito com a distinção. Reconhece que o objectivo do seu blog é, de facto, a educação, apesar de em 2004 ter criado o Correntes com o intuito de escrever sobre Cinema, Literatura ou Filosofia.
Só que a partir de 2006, com todas as convulsões que se operaram na Educação em Portugal, e sobretudo a partir do consulado de Maria de Lurdes Rodrigues naquela pasta, os seus posts bem fundamentados mereceram centenas de comentários e assim o blog foi ganhando dimensão nacional.
Hoje Paulo Prudêncio é frequentemente convidado para debates, conferências e programas de televisão. Num dos últimos debates esteve na Livraria Bucholz, em Lisboa, dividindo mesa com o ex-ministro da Educação, David Justino, e com o ex-director do Público, José Manuel Fernandes.
Paulo Prudêncio vive nas Caldas há 20 anos e é docente de Educação Física desde 1979. Também presidiu ao Conselho Executivo da EBI de Sto. Onofre durante vários anos e foi um dos protagonistas mais destacados quando os docentes daquela escola enfrentaram algumas medidas de Maria de Lurdes Rodrigues sobre o modelo de gestão. O autor do Correntes possui um mestrado em Gestão Escolar pela Faculdade de Economia de Universidade de Coimbra.
Sobre o seu blog diz que é uma plataforma portuguesa de reflexão, que busca o pensamento livre e que desta forma também exerce o seu dever de cidadania.
Paulo Prudêncio admite que este é um blogue que os que o acompanham consideram “corajoso” e “crítico-construtivo” e que ganhou maior elan sobretudo a partir das grandes manifestações de professores em 2007. Por outro lado, diz que Correntes também acolhe posts mais intimistas pois, no global, o blogue “é também um espelho do seu autor”.
Paulo Prudêncio considera que os leitores do Correntes o associam à docência e também às Caldas da Rainha.
Além de um local de reflexão, o docente ainda acrescentou que “nós, bloggers, notamos que podemos influenciar algumas decisões e até a agenda mediática”. E conta que actualmente são comuns os posts do seu Correntes serem transcritos em órgãos de comunicação social nacionais nas áreas destinadas aos blogs.
Paulo Prudêncio sente o peso da responsabilidade de ter um blogue tão comentado e respeitado e procura estar sempre à altura, buscando grande rigor e verificação factual. Procura também “não atingir o campo pessoal dos visados”.
O Correntes esteve a concurso “com outros blogues de muita qualidade” e o autor fez questão de dizer que entre os cerca de 15 mil comentários que o blog possui “não tenho uma deselegância”, rematou.
Esta foi a primeira vez que foi organizado um concurso para distinguir ós melhores blogs. A tarefa coube ao blog Aventar e houve um outro projecto ligado às Caldas que também foi distinguido. Miblogamucho (de Eva Garcia, ex-colaboradora da Gazeta das Caldas)."






11 comentários:


  1. Mais uma vez, parabéns e obrigada pelo Correntes e acima de tudo por seres como és.

    ResponderEliminar
  2. Gostei mesmo de ler o artigo, assim como gosto de seguir os pensamentos "Correntes", nos quais me revejo amiúde.

    Mais uma vez, merecidos parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Paula e Francisco Ferro5 de fevereiro de 2012 às 21:11

    Muitos parabéns e muito obrigada pelo excelente blog com que nos brindas quotidianamente para nosso deleite.

    ResponderEliminar
  4. boa... muito boa...

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigado aos dois. Obrigado mesmo. Aquele abraço

    ResponderEliminar
  6. Já apresentei os Parabéns ao autor do blog, Paulo Prudêncio, embora não fosse neste espaço.

    De qualquer modo também votei no Correntes. Reitero as minhas Felicitações e Deus Queira que os êxitos continuem.

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pelo excelente trabalho. É um orgulho trabalhar ao lado de alguém que luta pela dignidade do trabalho dos docentes e que defende e aposta numa escola de excelência.

    ResponderEliminar