"Marques Júnior, de 66 anos, sofreu um derrame cerebral no dia 26 de Dezembro, quando foi internado no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa.
António Alves Marques Júnior, nascido a 3 de Julho de 1946, foi um dos militares responsáveis pelo Golpe de Estado de 25 de Abril de 1974 que abriu porta ao processo revolucionário e à posterior democratização da sociedade portuguesa. Foi, nessa qualidade, membro do Conselho da Revolução, desde a sua fundação, após o 11 de Março de 1975 até à sua extinção com a revisão constitucional de 1982.
(...)Numa nota de pesar, Vasco Lourenço informa que o corpo de Marques Júnior estará nesta terça-feira na Basílica da Estrela, em Lisboa, onde se celebrará a missa de corpo presente no dia seguinte (2 de Janeiro) de manhã. O funeral seguirá depois para São Martinho de Bornes, Pedras Salgadas, rumo ao jazigo da família.
O presidente da Associação 25 de Abril diz, na mesma nota, que Marques Júnior foi "sempre coerente com a defesa dos valores da Liberdade, da Democracia, da Justiça Social e da Paz, valores de Abril", e que o coronel "foi um dos expoentes máximos do MFA [Movimento das Forças Armadas], que dignificou com a sua acção"."
Sem comentários:
Enviar um comentário