sábado, 9 de março de 2013

alguém confia?

 


 


 


 


A escolha de Durão Barroso para presidir à comissão europeia é uma história por contar. O que se percebia era a sua desastrosa acção como primeiro-ministro e por isso a sensação de fuga foi o critério inicial.


 


Por mais que Durão Barroso e Cavaco Silva se justifiquem ou tentem simular um qualquer equilíbrio de poderes, a pré-bancarrota está-lhes na pele (mesmo no tempo da cooperação estratégica com Sócrates, pá) e não desdenham do fanatismo ideológico vigente; deve ter sido do género: experimente-se.









4 comentários:

  1. Desastrosa acção como primeito-ministro???
    Então, por essa ordem de ideias, Sócrates teria de ir para Secretário-Geral da ONU...

    ResponderEliminar
  2. Lamento contrariar o comentador Pedro, mas o cargo de Secretário-Geral da ONU, e uma vez que Cavaco Silva não terá já esse tipo de ambições, deverá ser disputado entre Passos Coelho e Vitor Gaspar.

    Gaspar tem a vantagem de já ter sido Diretor do Departamento de Estudos Económicos do Ministério das Finanças, sob a alçada do Governo chefiado por Cavaco Silva, tendo estado por detrás das previsões feitas para 1993, que resultaram numa recessão, ainda que menor do que a vivemos hoje. Previa-se então um crescimento do PIB de 2%, tendo a economia acabado por recuar 0,7%, o que se traduziu numa diferença significativa em relação ao ano anterior, quando a riqueza criada tinha aumentado 3,1%.

    Para além desse passado glorioso, o mesmo Vitor Gaspar, actual Ministro das Finanças, já veio reconhecer que falhou, pelo menos em 100%, a previsão da evolução do PIB para este ano de 2013, sendo que a recessão será o dobro da estimada no OE 2013, ou seja 2%.

    Assim, na perspectiva do comentador Pedro, o cargo de Secretário-Geral da ONU será merecido pelo actual Ministro das Finanças ou pelo actual Primeiro Ministro, consoante se privilegie a obra-prima do mestre ou o primo do mestre de obras.

    ResponderEliminar
  3. O Comentador Pedro usa palas ou é convocado para este papel?

    ResponderEliminar