Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Os meus textos e os meus vídeos

  • Público (os meus textos)
  • Youtube (os meus vídeos)
  • editor Paulo Prudêncio
  • desde 25 de Abril de 2004
  • os meus textos do Público no blogue

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

para além de ausente, é imatura

 


 


 


Post de 13 de Janeiro de 2016.


 


Concordo com o fim dos exames nos 4º e 6º anos porque, como escrevi, "estas alterações eliminam a chocante propaganda através de maus rankings com exames de crianças e contribuem para repensar os limites morais do mercado ao retirarem sentido, por exemplo, a prémios monetários para as melhores classificações, a pautas públicas de classificações e a quadros de mérito (com crianças, repito)."


 


Discordo das provas de aferição no 2º ano com o argumento, e como escrevi, que "remete para o ensino responsabilidades que são da sociedade ausente quando o argumento é a detecção de dificuldades que levam à exclusão. Neste sentido, esta prova de aferição é completamente dispensável mas servirá o discurso político mainstream numa democracia mediatizada que é incapaz de responsabilizar a sociedade pela educação das crianças."


 


Ou seja, concordar e discordar é próprio de sociedades civilizadas. Nas sociedades ausentes, e também imaturas, já agora, é que tudo isto parece uma coisa clubista.


 


 


 

por Paulo Prudêncio em fevereiro 22, 2018
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Labels: cartoon, exames, luís afonso, mais do mesmo?, novo mec, política educativa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
Subscrever: Enviar feedback (Atom)
  • O discurso de Mark Carney, PM do Canadá
    O discurso, em Davos, de Mark Carney, PM do Canadá, é corajoso. O texto -  a prosa é mesmo sua e publico a tradução como recebi por email de...
  • "One year of Trump"
      O cartoon "One year of Trump" é de Gatis Sluka. Encontrei-o na internet sem restriçoes de publicação. Sabemos que o centro de gr...
  • O Correntes mudou de casa
      O Correntes mudou de casa. A nova morada é em https://correntesprudencio.blogspot.com/ A mudança da SAPO para o Blogspot deve-se ao encerr...

Pesquisar neste blogue

Mais sobre mim

A minha foto
Paulo Prudêncio
Ver o meu perfil completo

Arquivo do blogue

Etiquetas

política (5199) política educativa (4453) blogues (1761) educação (1694) gestão escolar (848) avaliação do desempenho (742) estatuto da carreira (645) economia (562) literatura (538) paulo guinote (536) corrupção (391) concursos de professores (337) cinema (254) direito (178) sistemas de informação (139) sociedade da informação (136) em defesa da escola pública (131) textos no público (111) democracia (83) moçambique (67) cidadania (36) pedagogia (29)

BLOGUE DO ANO (EDUCAÇÃO) 2011

BLOGUE DO ANO (EDUCAÇÃO) 2011

"Os Melhores Blogs Educativos em Portugal", 2020

"Os Melhores Blogs Educativos em Portugal", 2020
Reconhecimento

Denunciar abuso

Por precaução: O tratamento da informação nas escolas de Paulo Prudêncio

Por precaução: O tratamento da informação nas escolas de Paulo Prudêncio
Livro

Sou Paulo Prudêncio

Mestre em Gestão Escolar pelas Faculdades de Economia, Psicologia e Ciências da Educação e Direito da Universidade de Coimbra. Direcção e gestão de uma escola pública. Certificação em gestão escolar e informática pelo conselho científico da formação de professores. Workshops, colóquios e conferências. Livros e artigos em revistas e jornais. Colunista Jornal Público. Participação em rádios e televisões. Consultor pedagógico da Filemaker.inc. Natural de Moçambique. Residente nas Caldas da Rainha. Mais de 30 anos de leccionação. Professor de Educação Física aposentado. Membro da coordenação do CAEOeste. Oficial "Comando" no Regimento de Comandos da Amadora (SMO). Jogador e treinador de basquetebol e professor de natação.
  • Página inicial
Tema Espetacular, Lda.. Com tecnologia do Blogger.