![]()
Certa vez, ouvi o saudoso Eduardo Prado Coelho dizer literalmente assim: "uma ideologia é um conjunto de interesses inconfessáveis". Ideologias e religiões, que por muito que custe são da mesma família à luz do pensamento contemporâneo, não escapam a esta classificação e com uma ou outra excepção que não é facilmente identificável e que a imagem ajuda a complicar; e no escolar também acontece, obviamente, o mesmo.
Imagem: no Homo Sapiens de Harari.
Felizmente, o capitalismo está ao nível da teoria da relatividade. O comunismo é equiparado a uma religião em razão do materialismo dialéctico que, que eu saiba, nenhum comunista perfilha há muito tempo. Resumindo: bela bosta.
ResponderEliminar:) concordo: "Felizmente, o capitalismo está ao nível da teoria da relatividade". Quando li o quadro de Harari fiquei surpreendido: parece-me uma gralha: onde está comunismo devia estar cristianismo. Mas achei piada, uma vez que Harari situa no mesmo nível ideologias e religiões; e, lendo-a, faz sentido. Publiquei o quadro com essa intenção, mas também com toda a reflexão que proporciona lendo-o com cristianismo na vez do comunismo.
ResponderEliminarLendo-o e não lendo-a; está escrita dita inteligente :)
ResponderEliminarEsta :) :) não há remédio
ResponderEliminar