É com emoção que estou a teclar, confesso. Conforme o Paulo Guinote informa aqui, tudo indica que esta avaliação do desempenho cai amanhã. Depois de tanto escrever sobre este quase fascismo por via administrativa, seria natural que terminasse o post com este parágrafo. Mas isto merece mais.
Venho agora de Santo Onofre. Uma grande amiga lembrou-me uma intervenção minha numa reunião geral de professores no auge da luta e na altura em que o governo se serviu de gente inclassificável para destituir o Conselho Executivo: "temos estado com algum sossego porque temos lutado muito. Agora é que vai começar a doer e a luta vai ser longa. Exige-se uma resistência inteligente e será desnecessária a existência de heróis ou de mártires". Desculpem-me localizar, mas são muitos os meus colegas que quero homenagear: sublinho a sua lição de dignidade e de profissionalismo.
Sei, e agora ainda melhor, que a mais dura das derrotas é quando se vê todos os dias a razão a vencer, mas em que a vitória final tarda em acontecer. Amanhã será um dia histórico. Espero que todos saibam tirar as devidas ilações.
LINDO!!!!!
ResponderEliminarFiquei emocionada também!
ResponderEliminarBj grande, Paulo.
É óptimo que a ADD caia. O psd teve a chance de já não o ter feito e não o fez.Porquê agora?A mim parece-me óbvio que é um trejeito para caçar votos aos professores que nunca foram tão humilhados que com este pm.
ResponderEliminarNão se iludam...
Estou sem palavras. Não sei se aguento a emoção com mais dias como ontem e hoje. Parabéns Paulo e a todos os professores que lutaram.
ResponderEliminarVou comemorar!!!!!!! Parabéns, Paulo, beijinhos, muitooooos
ResponderEliminarCOMEMOREM, CARAGO. PARABÉNS PAULO.
ResponderEliminarUm grande abraço a todos. Uma coisa de cada vez se me permitem. Nesta altura, o que importa é que o parlamento suspenda este desmiolo. A seguir logo se verá e já mostrámos que não conjugamos o verbo desistir.
ResponderEliminarMEMORÁVEL!!!!
ResponderEliminarNão conheço o programa de avaliação mas ouço dizer muito mal e por parte de pessoas que sabem. Os mesmo sinceros parabéns ao Professor Paulo e aos seus colegas.
ResponderEliminarAmigo Paulo!
ResponderEliminarAcho que demorei a conseguir levantar-me depois de falar contigo. Estou sem palavras. Não sei a quantos nem a quem devemos agradecer isto. Mas acho que a todos os que menosprezaram esta farsa e lutaram pela sua suspensão. Há decerto muitos blogs que dedicaram n posts a este tema. Mas como nem sempre leio todos, quero aqui sublinhar O CORRENTES e A EDUCAÇÂO DO MEU UMBIGO. Os Paulos foram incansáveis. Beijo aos dois.
Agora, qual será a cara dos setôres que pediram aulas assistidas? E aqueles com cargos que andavam a pedir portfólios com inúmeros separadores? Sei onde os podem meter..... mas não digo.
Ainda não consigo acreditar... Ip Ip HURRA!!!
ResponderEliminarOs votos de toda a oposição confirmam-se. Parabéns.
ResponderEliminarOs deputados que votarem a favor desta suspensão ficarão com a minha estima e terão decidido em nome do verdadeiro interesse nacional em matéria de educação.
ResponderEliminarcomungo do mesmo sentimento
ResponderEliminarÉ demasiado em dois dias seguidos. Amanhã não me aguento. Parabéns.
ResponderEliminarFesta de arromba amanhã. Parabéns colegas.
ResponderEliminarAssino por baixo.
ResponderEliminarPaulol, vieram-me as lágrimas aos olhos aoler este teu post.
ResponderEliminarO B R I G A D A !!!
Aquele abraço!
Estou feliz! :)
Estou emocionada, sofri bastante com esta farsa...
ResponderEliminarA todos os coerentes, os meus sinceros agradecimentos e felicitações.
ana
Não paro de chorar. Obrigado COLEGAS.
ResponderEliminarBEIJO GRANDE AMIGOS! AMANHÂ A ESCOLA NÃO É A MESMA.
ResponderEliminar
ResponderEliminarEstou muito feliz!!!!!!
Parabéns Santo Onofre!!!!!
Andaram anos a apoiar e agora dizem o óbvio: "O diploma, apresentado hoje pelo deputado social-democrata em conferência de imprensa na Assembleia da República, determina a revogação dos artigos do Estatuto da Carreira Docente (ECD) relativos à avaliação de desempenho, bem como do decreto-regulamentar que regula o sistema de avaliação dos professores.
ResponderEliminar"O actual modelo é uma causa de enorme perturbação nas escolas e de desmotivação dos professores. Por outro lado, não tem qualquer benefício na melhoria da qualidade do desempenho dos professores", justificou Pedro Duarte."
Soube desta novidade pelo telefone, da nossa amiga comum, Isabel (Belão). Não se conteve e desatou a ligar aos amigos. Abri o meu mail e o Cipriano já me tinha alertado para ler o teu post. Paulo, de há dois anos a esta parte ouço repetidamente da tua boca "é preciso muita paciência" e de vez em vez até me recomendavas "chá de tília". Aprendi a ouvir-te e a acreditar que se calhar tens razão. Há que ter calma e paciência que o tempo é remédio para muita coisa e que as peças do puzzle da inteligência e da razão acabam por se encaixar. Acredita que não é fácil para mim, que sou um temperamental e só me sinto bem a meter a "mão na massa"... atenção que não tem nada a ver com o "ir ao pote" ou "ao saco azul"... aceitar a tua maneira de pensar e actuar, mas reconheço que afinal tens razão e quero aproveitar para te agradecer a força que sempre me deste e o cuidado que sempre puseste na nossa relação. Talvez, quem sabe, esteja também para breve a decisão judicial sobre a destituição do Conselho Executivo. Que bem nos faria se fosse feita justiça. Um abraço
ResponderEliminarObrigado.
ResponderEliminarObrigado cara amiga Isabel
ResponderEliminarObrigado a todos.
ResponderEliminarUm beijo muito especial à Grande Reb; sei o que sentes
Sei Ana. Força aí
ResponderEliminarForça aí. Sei
ResponderEliminarForça aí Ana Rita
ResponderEliminarOh maestrina; inesquecível; bjo grande
ResponderEliminarViva Francisco e antigo combatente.
ResponderEliminarFestejemos. Fica suspenso e é a falência da ideia.
Um grande abraço meu amigo.
ResponderEliminarQue caia o abstruso modelo e que aprendamos todos a lição, depois de anos de sofrimento. A razão acaba sempre por vencer e vale a pena não desistir da luta!
ResponderEliminarOs professores portugueses não mereciam o que passaram e obtêm uma justa vitória contra um partido dirigido por mentirosos.
ResponderEliminarParabéns.
nem acredito
ResponderEliminarCaro Paulo,
ResponderEliminarAmanhã será o dia de sorrirmos como há muito não sorríamos.
Será o dia de dizer que valeu a pena.
- Obrigado por todo o teu trabalho!
Forte abraço para ti.
Um abraço a todos os que nunca baixaram os braços!
ResponderEliminarObrigada a todos os que lutaram para que esta palhaçada chegasse ao fim.
Tenho vivido atormentada por uma escola que me já é difícil suportar. Espero que a partir de agora possa ter alguma paz de espírito.
Viva todos os zecos deste País, carago!
És GRANDE!!!!!
ResponderEliminarObrigado por reconhecer.
ResponderEliminarRetribuo Grande Maurício.
ResponderEliminarAquele abraço para ti tb.
Fez-me rir Maria
ResponderEliminarSomos
ResponderEliminarTanta emoção para uma pessoa em tão pouco tempo. Amanhã é um dia grande.
ResponderEliminarBem hajam.
Estou contigo!
ResponderEliminarO voto é outra coisa, se me permitem. Havia que derrotar este modelo e é isso que festejamos. Abraço aos dois.
ResponderEliminarClaro!
ResponderEliminarEspero estar enganada e não levei para esse campo do voto. Apenas estou céptica. Como diz o ditado... gato escaldado da água fria tem medo..
Mas continuo a acreditar na magia do e este talvez seja o melhor presente. Tarde, mas chegou...
Isso
ResponderEliminarTudo o que dissesse neste momento... se o conseguisse... seria "nada" face ao que tens feito ao longo da tua vida de Professor. Apesar de conhece-la apenas a partir do momento em que "felizmente" chegaste a Caldas da Rainha... é extremamente fácil saber o que foi antes... és daqueles que não enganam.
ResponderEliminarO privilégio de te ter conhecido, ter trabalhado contigo e de ser teu amigo foi e é... podes acreditar... aliás tu sabes... umas das coisas muito boas que me aconteceram na vida. Ainda hoje... apesar da distancia... quantas vezes pego no telefone e te ligo... ficando horas a conversarmos sobre os temas inevitáveis... o ensino... e a sociedade humana.
Portanto... como eu compreendo o que te vai na alma.
Um grande abraço de parabéns para ti... e através de ti... para todos os colegas da Santo Onofre... dos quais não posso deixar de referir a Isabel... que a teu lado lutaram e resistiram a tantas e tantas humilhações. Os professores portugueses muito vos devem.
BEM HAJAM
Agostinho
Primeiro os titularuchos, depois os relatores. Isto não anda bom para quem anda a pôr-se bicos de pés por dá cá aquela palha. Um dia destes - já antes vo-lo disse - estes meninos ainda acabam dentro das salas de aula a (ai como é que se diz?!) leccionar, é isso, "leccionar".
ResponderEliminarMuito bem escrito, como sempre, muito bonito ... Verdadeiro! Agora, é realmente necessária a inteligência. Não vai ser fácil nem há garantias.
ResponderEliminarUm grande abraço solidário!
E em desabafo, já era hora!!!!
É hoje! Vamos todos festejar e CANTAR bem alto o que nos vai na alma! Obrigada Paulo pela tua serenidade e esperança em todos os momentos!
ResponderEliminarSe há dias em que apetece rir este é um deles! Obrigada Paulo por nos teres ajudado a não desistir! "Hoje é o primeiro dia do resto das nossas vidas..."
ResponderEliminarTem sido emocionante, meu caro amigo.
ResponderEliminarUm abração aos dois e obrigado por tudo.
Obrigado Margarida
ResponderEliminarÉs grande miúda
ResponderEliminarObrigado Filomena. Belas palavras as tuas; um beijo grande
ResponderEliminarAgostinho, ontem lembrei-me tanto de ti!
ResponderEliminarIncrível o dia de ontem. Foi emocionante e é emocionante saber que continuas a torcer por nós, zecos (como fomos apelidados).
Também temos de agradecer a tua força.
Beijo aos dois.