terça-feira, 7 de janeiro de 2014

ainda o eusébio e a memória das pessoas

 


 


 


 


Passei horas a jogar futebol e vejo alguns jogos pela televisão. Nasci em Moçambique e não fiquei indiferente ao eterno Eusébio.


 


Apeteceu-me fazer um post no dia do seu falecimento e contar uma história. Como se imagina, a sua lenda em Moçambique constituiu imensas narrativas. Até tinha algumas pessoas da família ligadas ao futebol como jogadores ou treinadores, mas decidi-me por uma história que vivi no dia inesquecível em que Portugal venceu a Coreia do Norte no mundial de 1966. Era pequeno e estava no cinema. Tenho a certeza disso e lembro-me, como contei, dos detalhes. Portanto, o jogo só se pode ter realizado num fim-de-semana ou num feriado e no período da tarde.


 


Ontem, ouvi um ex-primeiro-ministro a contar a sua história no dia do mesmo jogo. Vivia por aqui, no continente, e estava na escola. Fiquei perplexo com a memória do indivíduo. Não podia ser. Fim-de-semana ou feriado não seria dia de aulas e surpreenderam-me os pormenores. Afinal a minha perplexidade era fundamentada como se pode ver no vídeo e como as redes sociais não se cansam de registar. Enfim; a escola pública não merecia tanto fim-de-semana transformado em dia lectivo.


 


 






7 comentários:

  1. Não percebo a tua perplexidade, Paulo! Toda a gente se lembrará que José Sócrates obteve certificação académica ao domingo, logo, por uma questão de coerência, terá feito toda a sua escolaridade ao fim-de-semana. Certo?!

    ResponderEliminar
  2. O Sócrates é cá um cromo...

    ResponderEliminar
  3. Palavras para quê... é um artista português!

    ResponderEliminar
  4. Olá Paulo,

    Lembrei-me e fiz uma pequena pesquisa, de acordo com o site da Fifa, que tem lá informação de todos os mundiais e respectivos jogos. O jogo Portugal vs Coreia Norte de 1966 foi no dia 23 de Julho em Liverpool. E indo a um calendário desse ano, o dia da semana corresponde a um sábado. :-)

    Espero que estejas bem. (Tb já vi o vídeo de promoção a Lisboa, a tua filhota está em grande).

    Tudo de bom, forte abraço.

    ResponderEliminar
  5. :) 2014

    Olá Caro Marco.

    Obrigado.

    Retribuo. Um grande ano para os quatro. Forte abraço também.

    ResponderEliminar