domingo, 23 de dezembro de 2012

editorial (18)

 


 


 


 


 


 


 


 


 




Os blogues são uns clássicos das redes sociais, isso estimula-me a continuar e a restringir-me a este espaço no mundo virtual. Bem sei que as causas continuam, mas o gosto cimeiro de blogger sobrepõe-se.


 


Nas redes sociais, e nomeadamente no facebook, é preciso sobrevoar. Realmente que é assim. Se os tais Midas invertidos contaminam as generosas ideias de ONG, cooperativa de ensino, fundação e por aí fora, a natureza humana também torna mesquinho e tortuoso o conceito de redes sociais. Das páginas falsas às mensagens privadas e ao que mais se possa imaginar, tudo serve para que o voyeurismo e a má formação se entretenham a sei lá o quê e a relacionarem variáveis independentes. Resta sorrir, sobrevoar, repito, e a dar ao tempo a certificação que só vivemos uma vida e um dia de cada vez.


 


Seria mais cómodo que a linha editorial de um blogue se restringisse ao puro prazer de escrever e de editar posts sem conteúdos relacionados com causas e com temas denominados de cidadania. No meu caso seria, mas não era a mesma coisa.

6 comentários:

  1. O clássico ensina...
    O clássico é bom.

    Agradeço a partilha e o ensinamento.

    Um Bom Natal e um Próspero Ano Novo.

    ResponderEliminar
  2. Nada substituirá a blogosfera. As redes sociais são cada vez mais para sobrevoar, especialmente desde que estão sobrecarregadas com publicidade e outra tralha.
    Este continua a ser um blogue que gosto de visitar e ler com calma.
    (é verdade, Paulo: Já abriram as inscrições para o novo concurso de blogues do Aventar 2012! Candidata-te! Tabém lá concorrerei com o "Alegrias e Alergias", embora já nem saiba bem em que Categoria o inscreva, possivelmente no de >Humor e sátira....).
    Votos de Boas Festas, com um Natal feliz!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Rui Ferreira. Retribuo.

    Boas festas também.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Margarida.

    Boas festas também.

    (se leres um post que está mais abaixo, verás que o meu blogue não vai estar no concurso do Aventar. Já lhes comuniquei. Tenho recebido vários mails automáticos de pessoas que inscrevem o Correntes, os editores nada podem fazer mas já me comunicaram que o blogue não estará a concurso. Decidi assim pelo facto do blogue ter sido o mais votado no ano passado na educação e para permitir a votação noutro).

    ResponderEliminar
  5. Claro que não seria nunca a mesma coisa. Nem haveria prazer de escrever se as coisas sobre as quais escreve não fossem importantes para sim. Que interessaria que fosse cómodo, se não fosse útil e interessante. O dever de cidadania passa também por fazer ver que não há só uma verdade e que "da discussão nasce a luz".
    Não o conheço senão das visitas que faço a este blogue e devo agradecer-lhe o seu trabalho, porque quando aqui venho colho informação, aprendo sempre alguma coisa e às vezes até me divirto. É ou não serviço público? E ainda por cima embrulhado em muita sensibilidade e elegância.
    Que tenha um 2013 com muito ânimo para continuar a oferecer-nos os seus dons! Obrigada.

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigado mesmo MJCS. Bom 2013 também.

    ResponderEliminar